Postagens populares

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

sábado, 23 de outubro de 2010

A midia Como recurso do Educador¹



O vídeo didático é uma das principais inovações educacionais de nossa época, como foi, no passado, o texto livre, o jornal escolar, o filme, o teatro, a festa, a exposição, a visita, a viagem, a pesquisa, etc.

O papel do vídeo e dos meios em geral não é o de adocicar a pílula de um conteúdo escolar enfadonho. É o de rever os conteúdos mesmos para que eles próprios sejam fonte de satisfação.

Foi a escola nova que valorizou os meios de comunicação, buscando tornar mais interessante o conteúdo, através de métodos novos. Mas não basta facilitar a aprendizagem com meios mais agradáveis. Uma boa educação deve levar o aluno a sentir satisfação no próprio ato de estudar. O aluno precisa sentir satisfação no que a escola tem de específico, que é a sistematização do conhecimento.

Continua válida a antiga tese de que só aprendemos aquilo no qual nos envolvemos profundamente e faz sentido para nós. Por outro lado, uma pedagogia dos meios entende que não se trata apenas de assistir a vídeos já elaborados.

É importante que se produzam vídeos nas próprias escolas. As secretarias de educação e as escolas precisam possibilitar que nossas crianças, nossos jovens e adultos e nossos professores vejam a si e às suas comunidades na tela do vídeo; para que possam mostrar a cara da escola que temos; e nada melhor, para isso, do que fazer vídeos das escolas e analisá-los com os seus atores presentes.

O vídeo poderia mostrar, por exemplo, coisas que acontecem na sala de aula mas que o professor não enxerga; poderia mostrar a depredação nas escolas, tanto o que é bonito, como o que é feio, os seus projetos, educando para o belo e construindo um entorno mais propício à aprendizagem.

Os órgãos responsáveis pela educação pública precisam criar videotecas e núcleos de multi-meios para produzir vídeos e outros materiais didáticos e para que os alunos não sejam meros consumidores.

A rede privada se antecipou na adoção da informática e das tecnologias dos meios, e a rede pública precisa cada vez mais incorporar a tecnologia, tanto na administração quanto nas escolas. Trata-se de trabalhar com meios de informação, os mais atuais. E a informação é sinônimo de democratização. Sem estar bem informado é impossível participar, portanto, é impossível ser cidadão.

Hoje nossos alunos e professores – que já vêm sendo formados num meio tecnológico em que o vídeo é importante – defendem a introdução de vídeos e câmeras de vídeo nas escolas. Muitas vezes se cotizam para que a escola que ainda não possui esses aparelhos possa tê-los. Equipar as escolas públicas, porém, é uma obrigação do próprio Estado. A produção de vídeo e as tecnologias mais recentes que permitem a criação de sites da Internet devem fazer parte das políticas públicas de educação e estar inseridas num projeto mais amplo no qual a comunicação seja considerada como parte integrante do processo educativo.

Ficou claro neste texto que nem o vídeo e nem a Internet substituem o professor. Os vídeos têm uma grande capacidade de mostrar pessoas, dados e fatos que falam por si mesmos, mas a educação, sendo essencialmente a construção de valores, de sentido para a vida, necessita do testemunho de valores em presença. Por isso, os meios de comunicação e a tecnologia não podem substituir o professor.

Alguns ainda objetam que na escola nem sequer existe giz e cadernos em número suficiente e que o vídeo e a Internet seriam um luxo em escolas pobres, ou que basta formar melhor o professor para usar o giz e a lousa. No entanto, autores argumentam em sentido contrário.



Texto adaptado de Moacir Gadotti. Comunicação e Educação.

¹Autor desconhecido - Texto recebido por e-mail

Como ajudar na alfabetização dos filhos - Educar para Crescer

Como ajudar na alfabetização dos filhos - Educar para Crescer

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Violência Urbana

Sou morador do bairro Aparecida em Curitibanos - SC; Considero um bairro calmo, porém esta semana um assalto, seguido de sequestro a uma senhora de 72 anos que cuidadava de sua horta caseira chamou atenção do Brasil, primeiro por que o assalto foi seguido de sequestro desta senhora, no carro da família. Ao emprender fuga os bandidos colidiram o carro e a senhora foi arremessada para fora do carro, indo a óbito mais tarde no Hospital Helio dos Anjos Oriz . Os bandidos conseguiram fugir, porém a polícia está fazendo um bom trabalho e sem dúvida encontrará os culpados o mais breve possível. Mas o questionamento é "o que leva as pessoas a tamanha crueldade?" Não se respeitam pessoas idosas, crianças... os cidadãos de bem, que lutam por uma sociedade e por uma vida melhor. Sem dúvida a resposta para essa violência esta relacionada com o consumo de drogas e a consequente perda da noção de valores...
Acredito que sou utópico, por que acredito que ainda é possível construir uma sociedade alicerçada na educação, no resgate do convívio em sociedade, no trabalho da justiça e no valor real da vida humana e que pesem as culpas aos governantes que não consideram prioridade a educação, o trabalho, a segurança pública...entre outos.

domingo, 10 de outubro de 2010

Lembrança FM

Lembrança FM

Uma rádio em que sentimos que as músicas de qualidade, que embalaram época ainda têm muito para contribuir com essa sociedade. Acreditem essa fm é uma maravilha...assino embaixo.

Joel