Postagens populares

sábado, 6 de agosto de 2011

Vamos conhecer o Haiti?

Haiti
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Haiti (em francês Haïti; no crioulo haitiano Ayiti), oficialmente República do Haiti, é um país das Caraíbas que ocupa o terço ocidental da ilha Hispaniola (ou Ilha de São Domingos), possuindo uma das duas fronteiras terrestres da região, a fronteira que faz com a República Dominicana, a leste. Além desta fronteira, os territórios mais próximos são as Bahamas e Cuba a noroeste, Turks e Caicos a norte, e Navassa a sudoeste. A capital é Porto Príncipe (Port-au-Prince).


História do Haiti
Cristóvão Colombo desembarque na ilha de Hispaniola em 1492.
A história do Haiti tem início na autodeterminação do país em 1º de janeiro de 1804, quando da declaração de sua independência do então Primeiro Império Francês. A história do primeiro país latino-americano independente retrata um caminho instável em sua trajetória política, econômica e social até os dias de hoje. Revoltas, golpes e repressões marcaram o povo haitiano que sobrevive à inúmeras violações dos direitos humanos. Hoje, a "Pérola do Caribe" tornou-se uma das nações mais pobres da América Latina e atrai atenção da comunidade internacional desde 1991, por intermédio de diversas missões da Organização dos Estados Americanos (OEA) e das Nações Unidas (ONU) devido ao quadro interno de violência e miséria instalado no país.


Atividades:
1 - Pesquisar dados sobre aspectos sociais e econômicos do Haiti;
2 - Como está a reconstrução do Haiti hoje?( Passados mais de um ano de um imenso terremoto que provocou destruição e mortes em seu território).
3 - Como estão ocorrendo as missões de ajuda humanitária? Quais países participam? Qual é o papel do Brasil nas forças da ONU no Haiti?

Nenhum comentário:

Postar um comentário