Postagens populares

sábado, 22 de janeiro de 2011

Para refletir...Geografia Urbana

O sítio urbano(local no qual a cidade está assentada) varia muito de acordo com o relevo de cada região, porém existe um fator que acaba determinando a ocupação desse sítio; o sistema capitalista, que determina que algumas áreas de acordo com alguns fatores(infra-estrutura, próximidade do comércio, serviços...,) tornem se nobres e portanto mais caras. as áreas das periferias das grandes cidades, geralmente carente de infra-estrutura são mais baratas que as áreas do centro. Porém para as pessoas com menor renda só resta afastar-se desses locais. Para as pessoas mais carentes, para fugir do aluguel uma das alternativas é construir nas chamadas áreas verdes, de forma ilegal e com infra-estrutura mais precária ainda que a periferia. Mas essas áreas são potencialmente áreas de risco e são portanto áreas das encostas de morro e das margens de rios, onde enchentes e deslizamentos ocorrem com maior frequência, aja visto o processo de assoriamento(redução de sua profundidade) dos rios e a invasão de sua mata ciliar(mata que deveria existir as margens dos rios, para atuar como fuga natural para as águas das chuvas).
Em relação aos deslizamentos, o desgaste provocado pelas águas da chuva torna-se mais intenso de acordo com a inclinação do terreno e a falta de vegetação. Existe uma tendência natural da camada superficial do solo deslizar de cima para baixo; velocidade e intensidade, dependem da declividade e da capacidade de permeabilidade dos solos. O movimento mais lento(rastejamento) desse material costuma formar na base da inclinação um acúmulo de detritos que chamamos tálus. Quando por qualquer interferência, humna ou natural, o tálus é rompido, toda a encosta vem abaixo. O hoomem pode acelerar o processo ao "cortar" o tálus para abrir estradas, deixar o terreno plano para construir casas, entre outros. este terreno na maioria das vezes não contém mais vegetação capaz de ajudar sustentar o solo, o que é um agravante a mais para os deslizamentos.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Aos poucos voltando à ativa

E aí galera...O Natal chegou cheio de espectativas, sonhos de consumo...passou...veio o 1º de Janeiro de 2011, cheio de expectativas, promessas de mudanças, de um mundo melhor...tudo  melhor. novos governates para o estado e o país...pois é, férias(têm horas que a gente se sente rico(sic) pelo menos de saúde, sol, chuva(muita chuva), verão, lazer, diversão...mas aos poucos devemos voltar ao mundo real, nos prepararmos para a rotina do dia-a-dia, descansados, porém aflitos com as tragédias que a mídia nos apresenta. de quem é a culpa? Dos governantes que desviam recursos? Da supervalorização das áreas melhores das cidades? da população? que por falta de recursos, informação ocupa áreas de risco( Margem de rios, encostas de morros, etc)...bom temos muitas questões para debater, para pesquisar, procurar entender...bom é hora dos desafios e este ano são muitos...sucesso à todos, Paz e saúde...E aqui vamos nós...