Postagens populares

domingo, 22 de maio de 2011

E aí Galera! Fiquem atentos com os temas...De olho nos acontecimentos.

Os assuntos de atualidades que podem cair no vestibular 2011

Dicas, Informação, Vestibular 12/03/10 Helen
Os assuntos de atualidades que podem cair no vestibular 2011
Os estudantes que estão se preparando para encarar a maratona de vestibulares sabem que estar por dentro dos temas atuais é fundamental para se dar bem no vestibular, principalmente na hora de escrever a dissertação. Há inúmeras formas de ter acesso às informações como pela internet, jornais, rádios, revistas etc. portanto, só não está bem atualizado quem não quer.
Desde os últimos meses de 2009, muitos fatos polêmicos, envolvendo política, economia e desastres naturais aconteceram no Brasil e no mundo, então já é bom ir se preparando porque assuntos a serem abordados no vestibular não vão faltar e pontos de vista para se discutir, muito menos. Avaliando todos os acontecimentos atuais desde o início de dezembro de 2009 até a última quinta-feira (11) de março deste ano, segue abaixo uma lista com os fatos mais importantes, e que têm grandes chances de serem abordados ns vestibulares de 2011. Basta dar uma conferida na lista e correr atrás para se informar melhor sobre todos os acontecimentos.
11/03/2010Eleições no Iraque – País decide nas urnas futuro sem Estados Unidos
04/03/2010Terremoto no Chile – Tremor é um dos mais violentos já medidos
26/02/2010Espionagem no Oriente Médio – Assassinato de líder palestino cria impasse diplomático
19/02/2010Escândalo no Distrito Federal – Denúncias levam governador à prisão
11/02/2010Mandela: 20 anos de liberdade – Entenda o que significa esse fato para nossa história recente
05/02/2010Crise na Venezuela – Problemas políticos, financeiros e energéticos prejudicam Chávez
28/01/2010Eleições no Chile – Direita volta ao poder
21/01/2010Tragédia no Haiti – Terremoto arrasa país mais pobre das Américas
14/01/2010Esporte e poder – Ano do futebol na África começa com violência
31/12/2009Violência no Suriname – Brasileiros são atacados por grupo étnico
24/12/2009Mídia – Confecom propõe controle dos meios de comunicação
17/12/2009Internet no Brasil – Desigualdades sociais dificultam inclusão digital
10/12/2009Eleições na Bolívia – Estado multicultural é aprovado nas urnas
03/12/2009Copenhague – COP 15 – Encontro na Dinamarca discute futuro do planeta
Mais informações por email

Fiquem atentos esse tema merece atenção.

  • Ensino Médio

  • Bin Laden

    Morre o terrorista mais procurado do mundo

    José Renato Salatiel*
    Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
    Osama bin Laden, responsável pelo maior ataque terrorista em solo norte-americano, foi morto no último domingo (1º. de maio) por forças especiais da Marinha dos Estados Unidos. Ele estava escondido em uma cidade próxima à Islamabad, capital do Paquistão. O saudita, de 54 anos, era o homem mais procurado no mundo.

    Direto ao ponto: Ficha-resumo

    A morte de Bin Laden foi anunciada pelo presidente norte-americano Barack Obama a poucos meses do aniversário de dez anos dos atentados de 11 de setembro de 2001.

    De acordo com a Casa Branca, o líder da Al-Qaeda resistiu à prisão e foi baleado na cabeça e no peito. O corpo foi lançado ao mar após um ritual religioso feito conforme a tradição islâmica. O motivo do sepultamento no oceano seria o fato de que dificilmente algum país aceitaria receber os restos mortais do terrorista para um funeral.

    O anúncio da morte do terrorista foi comemorado em Nova York e em Washington, cidades alvos dos ataques do 11 de setembro. O governo dos Estados Unidos decretou alerta máximo em bases militares e para viagens turísticas, em vista de eventuais retaliações de radicais islâmicos.

    As consequências da morte de Bin Laden, porém, ainda são incertas. Os seguidores do extremista em todo mundo poderão se unir em torno de sua figura de mártir, ou então, o fim da caçada ao terrorista poderá abreviar o término da guerra no Afeganistão, iniciada para promover sua captura e de outros líderes da Al Qaeda.

    O que é certo, dizem os analistas, é que o episódio não foi o capítulo final da luta contra o terrorismo globalizado.

    Nos últimos anos, Bin Laden exercia uma influência mais simbólica do que efetiva no comando da Al Qaeda. Os esforços por sua captura o obrigavam a viver em esconderijos e com poucos contatos. Na prática, o egípcio Ayman al-Zawahiri, sucessor de Bin Laden, responderia pelo controle da rede terrorista. Al-Zawahiri ocupa o segundo lugar na lista dos mais procurados do governo norte-americano.

    Paquistão

    Bin Laden estava escondido em uma mansão na cidade de Abbottabad, localizada a cerca de 50 km da capital paquistanesa. A cidade abriga a principal academia militar do país. Ele estaria refugiado no país há pelo menos cinco anos.

    Outras quatro pessoas ? entre elas um dos filhos de Bin Laden ? foram mortas na operação, que contou com 20 militares do Seals (forças especiais da Marinha norte-americana). Os militares invadiram a fortaleza em dois helicópteros, numa ação que durou cerca de 40 minutos.

    Autoridades paquistanesas só ficaram sabendo da operação militar após seu término, numa clara violação da soberania do país asiático. O atrito diplomático entre as duas nações foi alimentado por desconfianças, por parte dos americanos, de que o terrorista tenha tido apoio de pessoas ligadas ao governo do Paquistão.

    Hitler

    O plano de Bin Laden era recriar o Império Otomano, a única potência muçulmana a desafiar o Ocidente entre os séculos 15 e 17. O que ele conseguiu foi redefinir o terrorismo no século 21, que se tornou globalizado, e entrar para o imaginário dos americanos como a encarnação do mal, do mesmo modo que Hitler no século passado.

    Bin Laden nasceu em Riad, na Arábia Saudita, em 10 de março de 1957. Era um dos 52 filhos de Muhamad Bin Laden, um camponês que se tornou magnata da construção civil e que usou sua fortuna para financiar uma "guerra santa" contra as duas superpotências militares do século 20, os Estados Unidos e a antiga União Soviética.

    Após a invasão do Afeganistão por tropas soviéticas em 1979, pai e filho receberam apoio da CIA, o serviço secreto americano, para combater os comunistas. A Al Qaeda foi fundada por Bin Laden em 1988, um ano antes da retirada dos soviéticos do território afegão.

    Em 1989, o terrorista retornou ao país de origem. Com o início da Guerra do Golfo (Kuwait), em 1991, ele criticou a monarquia saudita por abrigar soldados americanos no país durante a guerra contra Saddam Hussein. Ele então fugiu para o país vizinho, o Sudão, onde passou a financiar campos de treinamento de terroristas. A pressão de Washington o levou a ser expulso do país africano e buscar abrigo no Afeganistão.

    Em 7 de agosto de 1998 Bin Laden foi responsabilizado pelo ataque contra embaixadas norte-americanas na Tanzânia e no Quênia, que deixaram 224 mortos e milhares de feridos. Por conta disso, no ano seguinte ele foi incluído na lista do FBI das dez pessoas mais procuradas do mundo.

    Em 11 de setembro de 2001, terroristas sequestraram quatro aviões americanos de passageiros. Dois deles foram jogados contra as torres gêmeas do World Trade Center em Nova York, e outro sobre o Pentágono, em Washington. A quarta aeronave, a United Flight 93, caiu no interior da Pensilvânia depois que os passageiros reagiram e lutaram contra os agressores. Cerca de 3.000 pessoas morreram nos ataques.

    A Al Qaeda foi responsabilizada pelos atentados e Bin Laden se tornou o terrorista mais procurado em todo o mundo. Outras dezenas de crimes foram reivindicadas pela rede terrorista, entre eles os atentados aos trens de Madri, em 2004, e ao metrô londrino, em 2005. Desde então, Bin Laden só aparecia em vídeos gravados, em que fazia ameaça de novos ataques.

    No entanto, as revoluções árabes em curso em países como Líbia, Egito, Iêmen e Síria mostraram que o mundo islâmico vislumbra um futuro mais democrático, onde o extremismo religioso perde força e a herança de Bin Laden se torna cada vez mais desbotada.

    Direto ao ponto volta ao topo
    Osama bin Laden foi morto no último domingo (1º. de maio) por forças especiais da Marinha dos Estados Unidos. Ele estava escondido em uma cidade próxima à Islamabad, capital do Paquistão. O saudita, de 54 anos, era o homem mais procurado no mundo e responsável pelo maior ataque terrorista cometido em solo americano.

    A morte de Bin Laden foi anunciada pelo presidente norte-americano Barack Obama a poucos meses do aniversário de dez anos dos atentados de 11 de setembro de 2001. Ele foi morto com dois tiros, na cabeça e no peito, e teve o corpo sepultado no mar. O fim do terrorista foi comemorado nos Estados Unidos, que entrou em alerta contra eventuais retaliações da Al Qaeda.

    A operação militar provocou uma tensão diplomática entre Estados Unidos e Paquistão. O governo paquistanês só soube da invasão à fortaleza do líder terrorista após o término da ação, enquanto os americanos questionaram a ignorância do paradeiro do saudita por parte dos paquistaneses.

    As consequências da morte de Bin Laden, porém, ainda são incertas. Há anos, sua influência sobre a Al Qaeda era mais simbólica do que efetiva. As revoltas em países árabes, porém, apontam para um destino mais democrático para o mundo muçulmano, bem distante dos ideais do terrorista morto.


    Saiba mais

    • Vida e Obra de Osama Bin Laden (2008): documentário produzido pelo The Biography Channel sobre a vida do terrorista mais procurado no mundo.
    • O Vulto das Torres: A Al Qaeda e o caminho até o 11/9 (Companhia das Letras): livro do pesquisador e jornalista Lawrence Wright que traça um histórico da Al Qaeda e do radicalismo islâmico desde suas origens nos anos 1950.
    *José Renato Salatiel é jornalista e professor universitário.

    E aí galera esse tema é quente, fiquem atentos!

  • Ensino Médio

  • Meio Ambiente

    Entenda a polêmica envolvendo o novo Código Florestal

    José Renato Salatiel*
    Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
    O Congresso chegou a um impasse na votação do projeto de lei que altera o Código Florestal brasileiro. Os ruralistas defendem as alterações propostas pelo governo, que irão beneficiar os pequenos agricultores, enquanto os ambientalistas temem o risco de prejuízos ao meio ambiente.

    Direto ao ponto: Ficha-resumo

    O Projeto de Lei no 1.876/99, elaborado pelo deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB), tramita há 12 anos na Câmara dos Deputados, em Brasília. Ele foi aprovado em julho do ano passado por uma comissão especial e colocado em pauta para ser votado no último dia 12 de maio. Porém, prevendo uma derrota, a bancada governista retirou o projeto de pauta, que agora não tem prazo definido para voltar ao plenário.

    O Código Florestal reúne um conjunto de leis que visam à preservação de florestas, como limites para exploração da vegetação nativa e a definição da chamada Amazônia Legal (área que compreende nove Estados brasileiros). O primeiro código data de 1934 e o atual (Lei no 4.771), de 1965.

    O documento adquiriu maior importância nos últimos anos por conta das questões ambientais. Ao mesmo tempo, precisa ser atualizado para se adequar à realidade socioeconômica do Brasil.

    Estima-se que 90% dos produtores rurais estejam em situação irregular no país, pois não seguiram as especificações do código de 1965. Eles plantam e desmatam em locais proibidos pela legislação. É o caso, por exemplo, de plantações de uvas e café nas encostas de morros e de arroz em várzeas, em diversas regiões do país.

    Para regularizar a condição dessas famílias, o novo Código Florestal propõe, entre outras mudanças, a flexibilização das regras de plantio à margem de rios e de reflorestamento. Os ambientalistas, no entanto, contestam o projeto. Segundo eles, haverá incentivo ao desmatamento e impactos no ecossistema.

    O desafio será equacionar a necessidade de aumentar a produtividade agrícola no país e, ao mesmo tempo, garantir a preservação ambiental.

    Pontos de discórdia

    Entre os principais pontos polêmicos do novo Código Florestal estão os referentes às APPs (Áreas de Preservação Permanente), à Reserva Legal (RL) e à "anistia" para produtores rurais.

    Áreas de Preservação Permanente são aquelas de vegetação nativa que protege rios da erosão, como matas ciliares e a encosta de morros. O Código Florestal de 1965 determina duas faixas mínimas de 30 metros de vegetação à margem de rios e córregos de até 10 metros de largura. A reforma estabelece uma faixa menor, de 15 metros, para cursos d'água de 5 metros de largura, e exclui as APPs de morros para alguns cultivos.

    Entidades ambientalistas reclamam que a mudança, caso aprovada, aumentará o perigo de assoreamento e afetará a fauna local (peixes e anfíbios), além de incentivar a ocupação irregular dos morros, inclusive em áreas urbanas. Já os ruralistas acreditam que a alteração vai ajudar pequenos produtores, que terão mais espaço para a lavoura.

    Um segundo ponto diz respeito à Reserva Legal, que são trechos de mata situados dentro de propriedades rurais que não podem ser desmatados. Cerca de 83 milhões de hectares estão irregulares no Brasil, segundo a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).

    A lei determina que todo dono de terreno na zona rural deve manter a vegetação nativa em proporções que variam de acordo com o bioma de cada região. Na Amazônia é de 80%, no cerrado, 35%, e nas demais regiões, 20%.

    Anistia

    O projeto exclui a obrigatoriedade para pequenos proprietários (donos de terras com até quatro módulos fiscais, ou, aproximadamente, de 20 a 400 hectares) de recuperarem áreas que foram desmatadas para plantio ou criação de gado. Para os médios e grandes proprietários são mantidos os porcentuais, com a diferença de que eles poderão escolher a área da RL a ser preservada. O dono de uma fazenda em Mato Grosso, por exemplo, poderia comprar terras com vegetação natural em Minas para atender aos requisitos da lei.

    Para a oposição, há pelo menos dois problemas. Fazendeiros podem dividir suas propriedades em lotes menores, registrados em nome de familiares, para ficarem isentos da obrigação de reflorestamento. E, caso possam comprar reservas em terrenos sem interesse para a agricultura, poderão criar "bolsões" de terras áridas. A bancada ruralista, ao contrário, acredita que a medida vai favorecer produtores que não têm condições de fazer reflorestamento.

    O terceiro ponto de discórdia diz respeito à anistia para quem desmatou, tanto em Áreas de Preservação Permanente quanto em Reserva Legal. O Código Florestal prevê que serão multados proprietários que desmataram em qualquer época. O texto em debate isenta os produtores de multas aplicadas até 22 de julho de 2008 - data em que entrou em vigor o decreto regulamentando a Lei de Crimes Ambientais. Os contrários à proposta acham que a anistia criará precedente que irá estimular a exploração predatória das florestas.

    Direto ao ponto volta ao topo
    A polêmica em torno do projeto de lei que estabelece o novo Código Florestal emperra sua votação na Câmara dos Deputados. De um lado, os ruralistas defendem as mudanças propostas pelo governo. Do outro, os ambientalistas apontam riscos do crescimento de florestas desmatadas e de prejuízos ao meio ambiente. A votação foi suspensa no último dia 12 de maio, sem prazo para voltar à pauta.

    O Código Florestal, em vigor desde 1965, reúne um conjunto de leis que visam à preservação das florestas. Porém, ele não foi seguido pela maioria dos produtores rurais. Estima-se que 90% estejam em condições irregulares. O principal objetivo das mudanças é regularizar a situação desses produtores.

    Os três principais pontos em discussão são:

    APPs (Áreas de Preservação Permanente): são áreas de vegetação nativa nas margens de rios e encostas de morros que devem ser preservadas. O projeto prevê uma diminuição da faixa mínima a ser mantida pelos produtores rurais e a permissão de determinadas culturas em morros.

    RL (Reserva Legal): são trechos de vegetação nativa localizados dentro de propriedades rurais. As mudanças na lei beneficiam pequenos proprietários, que ficarão isentos de reflorestar áreas desmatadas.

    Anistia: o novo Código propõe suspender a multa e sanções aplicadas a proprietários rurais até 22 de julho de 2008 - data em que entrou em vigor o decreto regulamentando a Lei de Crimes Ambientais.


    Saiba mais

    EEB. SÓLON ROSA CONTEÚDOS PARA ESTUDAR

    3º Ano

    Banco de redações

    Proposta de Maio de 2011

    É possível prevenir massacres como o da escola de Realengo?

    Em abril, o Brasil ganhou destaque internacional devido a um crime semelhante a outros já ocorridos mundo afora. O chamado massacre de Realengo chocou o país, principalmente por vitimar crianças dentro de um espaço de crescimento e proteção. Também provocou discussões sobre as causas da atitude do atirador: genética, religião, doenças mentais, bullying. Não faltaram opiniões sobre medidas preventivas a tomar: proibição do porte de armas no país, instalação de detector de metais nas escolas, criação de programas de saúde pública para casos de distúrbios mentais. Passado o primeiro impacto, no entanto, especialistas começam a atribuir o comportamento do atirador a um conjunto de fatores (e não a apenas um), o que também pediria um conjunto de soluções. Como você avalia esse tipo de crime? Leia a coletânea e elabore uma dissertação argumentativa em prosa, discutindo as causas de chacinas escolares e possíveis medidas preventivas.

    Galera essa dica é do UOL.
    FIQUEM LIGADOS  NOS TEMAS ATUAIS, EXERCITEM ESSES CONHECIMENTOS NESTE RECESSO.