Postagens populares

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CLIMAS E VEGETAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO

Vários fatores podem determinar o clima de uma região:
 
1. Latitude
2. Grandes massas de água
3. Relevo
4. Correntes marítimas
5. Vegetação
6. Massas de ar
7. Interferências humanas no meio ambiente
A latitude é a distância entre um lugar na superfície terrestre e a linha do Equador. Quanto maior a latitude, ou seja, quanto mais distante da linha do Equador, menores são as temperaturas. Portanto, as regiões próximas à linha do Equador terão climas mais quentes e, as mais distantes, climas mais frios.
O relevo influi de maneira marcante nas características climáticas do continente americano. No nível do mar, a temperatura é mais alta; à medida que a altitude aumenta, a temperatura diminui. Outra influência do relevo torna-se evidente com as barreiras naturais formadas pelas montanhas na medida em que impedem a passagem das massas de ar úmido carregadas de chuva.
As massas de ar são grandes porções da atmosfera com características próprias de umidade, pressão atmosférica e temperatura. As massas de ar que se originam próximo aos trópicos apresentam temperaturas elevadas, enquanto as que se formam próximo aos pólos possuem baixas temperaturas. Elas também podem ser mais úmidas, se sua origem estiver sobre um oceano, ou mais secas se estiverem sobre um continente. Ao se deslocarem, carregam suas características, influenciando o clima dos lugares por onde passam.
As grandes massas de água, como oceanos e mares, amenizam as temperaturas e favorecem a umidade. É por isso que as áreas próximas ao litoral têm clima mais ameno e úmido (maritimidade) que as áreas do interior do continente (continentalidade).
TIPOSLIMÁTICOS DO CONTINENTE AMERICANO:
CLIMA TROPICAL: temperatura elevada, superior a 20°C. As chuvas se concentram no verão e o inverno é seco. É o clima dominante na América Central e nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
CLIMA EQUATORIAL: característico das áreas próximas à linha do Equador. É muito quente e úmido, com alto nível de pluviosidade. É o clima dominante na Amazônia e em algumas regiões da América Central.
CLIMA SUBTROPICAL: tipo climático de transição entre as zonas temperada e a tropical. Com invernos amenos e verões quentes é o clima predominante na Argentina, no Uruguai, no centro e leste dos Estados Unidos e no sul do Brasil.
CLIMA DESÉRTICO: sua característica é a escassez de chuvas e as altas temperaturas (superiores a 30°C). Esse tipo de clima ocorre na Califórnia, no noroeste do México, no Peru e no norte do Chile.
CLIMA TEMPERADO: as características desse tipo de clima variam conforme a área. Nas planícies centrais e na costa leste do Canadá, e dos Estados Unidos, o verão é quente e o inverno muito frio, com temperaturas negativas.
CLIMA FRIO: caracteriza-se pelas temperaturas baixas; o verão é curto, o inverno é longo e muito frio, com precipitação de neve.Esse é o tipo de clima dominante no Alasca, no Canadá, no norte dos Estados Unidos e no sul do Chile.
CLIMA MEDITERRÂNEO: limitado a uma estreita faixa na Califórnia e outra no litoral do Chile. Suas característica são: invernos chuvosos e verões secos.
CLIMA SEMI-ÁRIDO: é muito quente, as chuvas são poucas e muito mal distribuídas. Esse é o clima do Sertão do Nordeste brasileiro e de uma faixa de terra limitada por montanhas na região central dos Estados Unidos, no norte do México e no sul da Argentina.
CLIMA FRIO DE ALTA MONTANHA: prevalece nas áreas mais elevadas das Montanhas Rochosas e da Cordilheira dos Andes, no oeste do continente.
CLIMA POLAR: é caracterizado por temperatura muito baixa (- 10°C). As precipitações são em forma de nevascas em todas as estações do ano. As regiões de clima polar se localizam no norte do Canadá e na Groelândia.
Atualmente, são poucas as áreas do continente americano que apresentam vegetação original ou primitiva que não tenha sofrido interferência humana.
TUNDRA: é a vegetação do extremo norte da América, onde predomina clima polar. Trata-se de uma formação vegetal rasteira que aparece por um período de aproximadamente quatro meses durante o verão polar.
FLORESTA DE CONÍFERAS: também conhecida como Taiga ou Floresta Boreal, é uma formação vegetal bastante homogênea, com árvores em forma de cone, como os pinheiros. Localizada em áreas de clima frio, a Floresta Boreal apresenta pouca variedade de espécies.
FLORESTA TEMPERADA: situa-se em áreas de clima temperado oceânico. As árvores eliminam as folhas antes da chegada do inverno. Por isso, essa formação vegetal também é conhecida como Floresta de Folhas Caducas ou Decíduas, que significa “que caem”.
PRADARIA: é formada basicamente por gramíneas, podendo ocorrer alguns arbustos. É uma vegetação típica do clima temperado continental. No Brasil, a Pradaria recebe o nome de Campos, que ocorrem em maior quantidade no estado do Rio Grande do Sul.
ESTEPE: ocorre nas áreas de clima semi-árido do continente americano.No Estados Unidos, no México e na Argentina, a Estepe é uma vegetação rasteira dominada por pequenas plantas. No Brasil, encontra-se no Nordeste com o nome de Caatinga, apresentando pequenas árvores, arbustos espinhosos e cactos.
DESERTOS: são áreas marcadas pela intensa aridez, isto é, pela pouca ocorrência de chuva. Na América, os Desertos ocorrem na Califórnia (Estados Unidos), no noroeste do México, na costa do Peru, no norte do Chile e no sul da Argentina.

sábado, 6 de agosto de 2011

Vamos conhecer o Haiti?

Haiti
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Haiti (em francês Haïti; no crioulo haitiano Ayiti), oficialmente República do Haiti, é um país das Caraíbas que ocupa o terço ocidental da ilha Hispaniola (ou Ilha de São Domingos), possuindo uma das duas fronteiras terrestres da região, a fronteira que faz com a República Dominicana, a leste. Além desta fronteira, os territórios mais próximos são as Bahamas e Cuba a noroeste, Turks e Caicos a norte, e Navassa a sudoeste. A capital é Porto Príncipe (Port-au-Prince).


História do Haiti
Cristóvão Colombo desembarque na ilha de Hispaniola em 1492.
A história do Haiti tem início na autodeterminação do país em 1º de janeiro de 1804, quando da declaração de sua independência do então Primeiro Império Francês. A história do primeiro país latino-americano independente retrata um caminho instável em sua trajetória política, econômica e social até os dias de hoje. Revoltas, golpes e repressões marcaram o povo haitiano que sobrevive à inúmeras violações dos direitos humanos. Hoje, a "Pérola do Caribe" tornou-se uma das nações mais pobres da América Latina e atrai atenção da comunidade internacional desde 1991, por intermédio de diversas missões da Organização dos Estados Americanos (OEA) e das Nações Unidas (ONU) devido ao quadro interno de violência e miséria instalado no país.


Atividades:
1 - Pesquisar dados sobre aspectos sociais e econômicos do Haiti;
2 - Como está a reconstrução do Haiti hoje?( Passados mais de um ano de um imenso terremoto que provocou destruição e mortes em seu território).
3 - Como estão ocorrendo as missões de ajuda humanitária? Quais países participam? Qual é o papel do Brasil nas forças da ONU no Haiti?

O que é Globalização? ( 3º 1,2,3,4)

Globalização é o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas. O ponto central da mudança é a integração dos mercados numa "aldeia-global", explorada pelas grandes corporações internacionais. Os Estados abandonam gradativamente as barreiras tarifárias para proteger sua produção da concorrência dos produtos estrangeiros e abrem-se ao comércio e ao capital internacional. Esse processo tem sido acompanhado de uma intensa revolução nas tecnologias de informação - telefones, computadores e televisão.

As fontes de informação também se uniformizam devido ao alcance mundial e à crescente popularização dos canais de televisão por assinatura e da Internet. Isso faz com que os desdobramentos da globalização ultrapassem os limites da economia e comecem a provocar uma certa homogeneização cultural entre os países.
1.2 Corporações Transnacionais

A globalização é marcada pela expansão mundial das grandes corporações internacionais. A cadeia de fast food McDonalds, por exemplo, possui 18 mil restaurantes em 91 países. Essas corporações exercem um papel decisivo na economia mundial. Segundo pesquisa do Núcleo de Estudos Estratégicos da Universidade de São Paulo, em 1994 as maiores empresas do mundo (Mitsubishi, Mitsui, Sumitomo, General Motors, Marubeni, Ford, Exxon, Nissho e Shell) obtêm um faturamento de 1,4 trilhão de dólares. Esse valor equivale à soma dos PIBs do Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai, Venezuela e Nova Zelândia.

Outro ponto importante desse processo são as mudanças significativas no modo de produção das mercadorias. Auxiliadas pelas facilidades na comunicação e nos transportes, as transnacionais instalam suas fábricas sem qualquer lugar do mundo onde existam as melhores vantagens fiscais, mão-de-obra e matérias-primas baratas. Essa tendência leva a uma transferência de empregos dos países ricos - que possuem altos salários e inúmeros benefícios - para as nações industriais emergentes, com os Tigres Asiáticos. O resultado desse processo é que, atualmente, grande parte dos produtos não tem mais uma nacionalidade definida. Um automóvel de marca norte-americana pode conter peças fabricadas no Japão, ter sido projetado na Alemanha, montado no Brasil e vendido no Canadá.

1.3 Revolução Tecnocientífica

A rápida evolução e a popularização das tecnologias da informação (computadores, telefones e televisão) têm sido fundamentais para agilizar o comércio e as transações financeiras entre os países. Em 1960, um cabo de telefone intercontinental conseguia transmitir 138 conversas ao mesmo tempo. Atualmente, com a invenção dos cabos de fibra óptica, esse número sobe para l,5 milhão. Uma ligação telefônica internacional de 3 minutos, que custava cerca de 200 em 1930, hoje em dia é feita por US$ 2. O número de usuários da Internet, rede mundial de computadores, é de cerca de 50 milhões e tende a duplicar a cada ano, o que faz dela o meio de comunicação que mais cresce no mundo. E o maior uso dos satélites de comunicação permite que alguns canais de televisão - como as redes de notícias CNN, BBC e MTV - sejam transmitidas instantaneamente para diversos países. Tudo isso permite uma integração mundial sem precedentes.

1.4 Desemprego Estrutural

A crescente concorrência internacional tem obrigado as empresas a cortar custos, com o objetivo de obter preços menores e qualidade alta para os seus produtos. Nessa reestruturação estão sendo eliminados vários postos de trabalho, tendência que é chamada de desemprego estrutural. Uma das causas desse desemprego é a automação de vários setores, em substituição à mão de obra humana. Caixas automáticos tomam o lugar dos caixas de bancos, fábricas robotizadas dispensam operários, escritórios informatizados prescindem datilógrafos e contadores. Nos países ricos, o desemprego também é causado pelo deslocamento de fábricas para os países com custos de produção mais baixos.

1.5 Novos Empregos

O fim de milhares de empregos, no entanto, é acompanhado pela criação de outros pontos de trabalho. Novas oportunidades surgem, por exemplo, na área de informática, com o surgimento de um novo tipo de empresa, as de "inteligência intensiva", que se diferenciam das indústrias de capital ou mão-de-obra intensivas. A IBM, por exemplo, empregava 400 mil pessoas em 1990, mas, desse total, somente 20 mil produziam máquinas. O restante estava envolvido em áreas de desenvolvimento de outros computadores - tanto em hardware como em software - gerenciamento e marketing. Mas a previsão é de que esse novo mercado de trabalho dificilmente absorverá os excluídos, uma vez que os empregos emergentes exigem um alto grau de qualificação profissional. Dessa forma, o desemprego tende a se concentrar nas camadas menos favorecidas, com baixa instrução escolar e pouca qualificação.