Postagens populares

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Nossas atitudes e práticas

Reflita sobre as atitudes e práticas que podem ser adotadas em sua casa, na comunidade e na escola, para mitigar as emissões de GEE.

Em nossa região, o desmatamento ocorrido ao longo do tempo na mata de araucária é um agravante nas causas de emissões de gases do efeito estufa, soma-se a isto o uso cada vez maior de eletroeletrônicos ligados à energia elétrica, que em nossa realidade também é proveniente de uma termelétrica movida a carvão: Jorge Lacerda que auxilia na emissão de CO2. Nossos sistemas de transportes estão cada vez mais individualizados, atendemos prontamente aos interesses do sistema capitalista que prega o ter e não o ser. O automóvel é símbolo de status. Os setores industriais madeireiros e a pecuária também contribuem para o aumento da emissão de gases GEE em nossa realidade.
Mas nossas atitudes e práticas devem ser mais individualizadas e devem se voltar para reduzir o consumo de energia.
Deveríamos investir em fontes alternativas de energia, como a energia eólica, solar, etc. Mas o que está ao nosso alcance são ações mais simples, como: praticar caminhadas em deslocamentos de curtas distâncias; andar de bicicleta ou buscar transportes alternativos. Uma questão bastante simples é difundir o uso do transporte coletivo ou a prática da carona. Também incentivar as pessoas a manter o automóvel regulado e com filtros limpos, garante a redução de gases GEE.
Em nossa casa e escola devemos sensibilizar as pessoas com quem convivemos para que as lâmpadas não fiquem acessas quando não houver necessidade; devemos evitar desperdícios no uso de aparelhos eletrodomésticos, como geladeira, computador, televisão, chuveiro etc.
É fundamental que seja difundido a necessidade de utilizar equipamentos mais econômicos; aproveitar melhor em casa a luz natural, priorizar o transporte coletivo e, ainda, priorizar o consumo responsável e o reaproveitamento de materiais, como é o caso do consumo de sacolas plásticas nos supermercados. O ideal seria o uso de sacolas retornáveis ou sacolas ecológicas, confeccionadas em algodão cru, mas enquanto isso não acontece, devemos pegar o mínimo de sacolas e reaproveita-las em nossa casa para o processo de recolhimento de resíduos, separando-os.
A simples atitude de não jogar o óleo de cozinha usado direto no lixo ou no ralo da pia pode contribuir para diminuir o aquecimento global. A decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera. O metano é um dos principais gases que causam o efeito estufa, que contribui para o aquecimento da terra.

Mas o que fazer com o óleo vegetal que não será mais usado? A maioria dos ambientalistas concorda que não existe um modelo de descarte ideal do produto. Uma das alternativas é reaproveitar o óleo de cozinha para fazer sabão. Podemos trabalhar com essa possibilidade em oficinas de pais em nossas escolas e apresentando nosso olhar sobre as possibilidades de reduzirmos os gases GEE em feiras e mostras que envolvam a comunidade escolar, mas nosso exemplo enquanto instituição formadora e sensibilizadora é o principal caminho. Depende de nossas ações,... de nosso fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário