Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibiliza hoje (22/10), no seu portal na Internet, a Base Cartográfica Contínua do Brasil na escala de 1:250.000 (onde 1cm = 2,5km), como parte do Programa de Atualização Permanente da Base Cartográfica (BC250). Até então, a Base estava dividida em blocos, e agora disponibiliza um conjunto de dados com visão de todo o território nacional para essa escala.
Nova base cartográfica contínua do Brasil IBGE disponibiliza versão integrada da base cartográfica contínua do Brasil
IBGE disponibiliza versão integrada da Base Cartográfica Contínua do Brasil na escala 1:250.000
O Programa de Atualização Permanente da Base Cartográfica tem por objetivo prover a sociedade de uma base cartográfica digital, vetorial, estruturada, integrada, contínua e atualizada de todo o território brasileiro, na escala de 1:250.000, permitindo a obtenção de informações relativas ao posicionamento, nome geográfico e classificação dos elementos representados. Os dados vetoriais permitem aos usuários editarem os dados, adequando-os às suas necessidades.
A versão contínua da Base Cartográfica, na escala de 1:250.000, foi obtida a partir da junção e do refinamento dos dados dos 11 blocos que integraram a primeira versão da BC250, lançada em agosto de 2012. Na versão anterior, só era possível obter informações contínuas dentro de cada bloco, separadamente. As informações cartográficas foram obtidas por atualização do mapeamento existente ou por meio de novo mapeamento, utilizando-se imagens de satélite, dados obtidos em atividades de campo e dados fornecidos por órgãos setoriais parceiros.
A Base Cartográfica Contínua para o território nacional, em escala 1:250.000, foi construída pelo IBGE para servir como referência cartográfica para as ações de planejamento, monitoramento e gestão territorial e de atualização das informações dos recursos naturais do país. Essa escala de mapeamento possibilita uma visualização mais detalhada em relação à base disponível anteriormente, que era a Base Cartográfica Contínua do Brasil, ao milionésimo – BCIM –, escala 1:1.000.000, na qual 1 cm no mapa corresponde a 10,0 km no terreno.
Base com sete categorias de informação
A Base está disponível no formato geodatabase, para utilização em Sistemas de Informação Geográfica, e é compatível com diferentes softwares de leitura desse tipo de dado. Sua modelagem está implementada conforme as Especificações Técnicas para Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais na versão 2.1 (ET-EDGV v2.1), contemplando 7 das 13 categorias de informação previstas: hidrografia, sistema de transporte, energia e comunicações, abastecimento de água e saneamento básico, estrutura econômica, localidades e limites. As outras seis categorias (relevo, serviço social, educação e cultura, vegetação, pontos de referência e administração pública) estão previstas para inclusão em um momento futuro.
A Base Cartográfica Contínua pode ser acessada na página do IBGE por meio deste link.
Fonte: IBGE - Via Informativo MundoGeo.