Postagens populares

domingo, 9 de março de 2014

Apostila Enem 2014: Dica de Geografia (Fontes Energéticas)

Fonte: InfoEnem
Posted: 07 Mar 2014 09:59 AM PST
Um dos temas mais recorrentes na área de Ciências Humanas (mais especificamente a disciplina de Geografia) no Enem e vestibulares está, sem sombra de dúvidas, ligado as ações do homem e seu impacto sobre o meio ambiente.
Dentro deste conteúdo mais amplo podemos destacar as Fontes Energéticas. Provavelmente você já respondeu a alguma questão ou ouviu / leu alguma matéria sobre a polêmica construção da Usina Hidrelétrica de Belo monte (PA), que dividiu opiniões entre o enorme fornecimento energético que irá proporcionar e o impacto ambiental e prejuízo que causará aos agricultores locais e a população ribeirinha indígena.
Questões como esta são um prato cheio para qualquer concurso ou processo seletivo. E para lhe deixar mais por dentro do assunto, vamos revisar brevemente as fontes de energia e trazer um exemplo de questão sobre o tema cobrado na edição passada do Enem.
Atualmente o homem se utiliza de fontes energéticas que podem ser classificadas como não renováveis erenováveis. As fonte não renováveis são aquelas que não podem ser produzidas pela natureza ou levam grande escala de tempo para serem disponibilizadas. Seus principais representantes são carvão, gás natural, petróleo e energia nuclear.
Já as fonte renováveis, como o próprio nome diz, são aquelas capazes de fornecer energia através da utilização de recursos que podem ser utilizados infinitamente e jamais se esgotarão na natureza. Entre seus maiores representantes temos a energia solar (obtida através do Sol), energia das marés (correntes marítimas), biomassa (matéria orgânica), hidráulica (das águas) e energia eólica (dos ventos).
Em nosso país ocorre o predomínio da utilização da energia provinda das usinas hidrelétricas, que aproveitam o potencial hidráulico dos rios. Porém, a energia eólica também vem sendo muito aproveitada no Brasil, nas regiões que possuem condições adequadas.
Veja abaixo uma questão que caiu no Enem 2013 que trata exatamente sobre este assunto. A resolução, explicação e comentários foram retirados de nossas Apostilas para o Enem 2014. Nelas o professor Bruno Picchi (UNESP)detalha todo o panorama da utilização dessa fonte energética por aqui. Vale a pena conferir!
 
Enem 2013 - Questão 39 – Caderno Branco 
Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375 MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes.
MATOS, C. GE busca bons ventos e fecha contrato de R$ 820 mi na Bahia. Folha de S. Paulo, 2 dez. 2012.
A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro:
a) Redução da utilização elétrica.
b) Ampliação do uso bioenergético.
c) Expansão das fontes renováveis.
d) Contenção da demanda urbano-industrial.
e) Intensificação da dependência geotérmica.

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
Alternativa C 
A geração de energia tem sido tema recorrente nas provas e concursos em todo o Brasil em razão de nosso desempenho socioeconômico expressivo. A energia elétrica apresenta crescente demanda, tanto para a providência residencial quanto para o setor secundário (indústrias). Analisemos este cenário de oferta e demanda.
O texto oferta um fragmento relativo às usinas eólicas, ou seja, transformação em energia elétrica a partir dos ventos. Para a concretização de tais usinas, é importante a questão das peculiaridades do meio, principalmente relativas às características climatológicas, pois a “matéria-prima” desta categoria de usina é o vento. O Ceará e Santa Catarina são estados que apresentam condições climáticas favoráveis à instalação de tal empreendimento.
A geração de energia pode ser provida com meios renováveis ou não renováveis. No caso das usinas eólicas, o vento é um tipo de fonte renovável. Além da garantia de perpetuação desta fonte, os impactos antrópicos são baixos, estando os ativos ambientais em sobreposição aos passivos. É considerada uma fonte de energia limpa, por não atingir a atmosfera (como no caso do desequilíbrio químico atmosférico oriundo da queima de combustíveis fósseis), porém, é necessário um planejamento para que não interfira nas rotas de aves migratórias, que podem ser vitimadas pelas hélices dos grandes cataventos das usinas. Para isso, é imprescindível a elaboração de um documento denominado Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) para o seu licenciamento.
A matriz energética brasileira é, em sua maioria, baseada em hidrelétricas, por questões climáticas e do relevo. Finalmente, pelos fragmentos do texto Sudeste da Bahia e Alto Sertão, sabemos que tais localidades não apresentam tal tendência, pois são guarnecidas por um regime pluviométrico e uma descarga hídrica dos rios incompatíveis com a instalação de uma usina hidrelétrica, sendo a opção pela energia eólica algo favorável em razão das peculiaridades do meio físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário