Postagens populares

sábado, 22 de março de 2014

Projeto Rios Voadores

Jovens aprendem importância dos Rios Voadores

Graças à iniciativa do Projeto Rios Voadores, as imensas massas de vapor d’água que saem da bacia amazônica e garantem boa parte das chuvas do país serão assunto nas salas de aula de cerca de 400 escolas públicas do Brasil, conscientizando os jovens a respeito da importância da preservação da Amazônia para a garantia da disponibilidade de água no país

-  A  A  +
Débora Spitzcovsky 
Planeta Sustentável - 21/03/2011
Você já ouviu falar nos Rios Voadores? Estudados há quatro anos pelo Projeto Rios Voadores* - comandado pelo inglês, naturalizado brasileiro, Gérard Moss e sua mulher, Margi Moss -, eles são imensas massas de vapor d’água que saem da bacia da Amazônia e viajam até o outro extremo do Brasil, garantindo boa parte das chuvas do país e, também, a umidade das regiões brasileiras. 

Atualmente, os Rios Voadores transportam, diariamente, cerca de 20 bilhões de toneladas de água pelo país, mas a abundância do recurso nessas massas está ficando menor, a medida que o desmatamento na Amazônia aumenta. Ou seja, a preservação do bioma está diretamente relacionada à disponibilidade de água no Brasil, embora muita gente desconheça ou ignore esse fenômeno. 

Para tentar mudar essa realidade, a equipe dos Rios Voadores dá início a uma nova fase do projeto, em que irá capacitar professores da rede pública de ensino para tratar sobre esse assunto nas salas de aula de seis cidades brasileiras, por onde passam os Rios Voadores. São elas: Londrina, Ribeirão Preto, Uberlândia, Brasília, Cuiabá e Chapecó, em Santa Catarina. 

A iniciativa terá três etapas. Primeiro, os professores selecionados pelo Ministério da Educação participarão da "Oficina de Formação", em que serão capacitados por profissionais especializados de São Paulo. Em seguida, os educadores receberão kits educacionais, para abordar o tema em sala de aula, que contêm: planos de aula, DVD sobre o assunto e, ainda, cartilhas para serem distribuídas aos alunos do 8º e 9º ano, que são o foco do projeto. 

"Os livros explicam, de forma didática, a importância da garantia dos serviços ambientais da Amazônia e o quanto a devastação desse bioma pode afetar a vida nas cidades que ficam em outras regiões do Brasil", explicou Gérard Moss, que ainda contou que, para aumentar o interesse dos alunos pelo tema, o projeto Rios Voadores criará, em seu portal, uma seção com mapas interativos - atualizados diariamente com a ajuda doInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) - que mostram a movimentação dos Rios Voadores no país e sua influência no clima de cada região. 

Na etapa final, os educadores envolvidos na iniciativa se reunirão, após dois meses, para apresentar, uns aos outros, os projetos que desenvolveram com seus alunos e, ainda, contar os resultados positivos que observaram em sala de aula. 

A iniciativa, que está sendo feita em parceria com a Editora Horizonte e é patrocinada pela Petrobras, terá início, oficialmente, no dia 26 de abril, quando acontecerá a primeira "Oficina de Formação", em Ribeirão Preto. "Espero que seja o início de um belíssimo trabalho, que irá transmitir aos jovens informações que hoje não são tão difundidas em sala de aula e, até mesmo, nos meios de comunicação, sobre os impactos que todos nós sofremos, em diversos sentidos, por conta da devastação da Amazônia", concluiu Gérard. 

*Projeto Rios Voadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário