Postagens populares

domingo, 9 de março de 2014

Redação do ENEM: O Perfil do Candidato

Posted: 06 Mar 2014 03:48 AM PST
Todo vestibular nos revela várias características específicas e, uma delas e a mais importante de se entender é o perfil do candidato. Todo vestibular, com seu estilo de questões e de aplicação nos dá dicas de qual é o perfil do candidato e do futuro aluno almejado. É por isso que nem todo mundo se identifica, se dá bem em qualquer tipo de prova, já que cada um procura um perfil específico de candidato. O modo como as questões são elaboradas, a quantidade de fases, se há provas dissertativas e/ou de múltipla escolha (e, inclusive, quantas opções de resposta por pergunta há) e se há uma proposta de redação e, se sim, como ela é nos mostra o perfil de aluno desejado por aquela instituição de ensino superior.
Portanto, é fundamental, antes de prestar um vestibular, conhecer as provas anteriores, conversar com professores e ler a seu respeito para saber o estilo da prova e, assim, o perfil do candidato que esta espera. Fazer, em casa, as provas passadas auxilia muito neste conhecimento e as universidades sabem tanto disso que disponibilizam, em suas páginas na internet, os vestibulares anteriores, os gabaritos, exemplos de respostas abaixo e acima da média e exemplos de redações abaixo e acima da média e, inclusive, anuladas. Para ter este acesso, basta visitar as páginas dos vestibulares ou das universidades almejadas e explorá-los da melhor maneira possível.
Alguns leitores, como a Elza Lima (obrigada pela mensagem!), via e-mail, nos pediram exemplos de boas redações e a nossa resposta é que, justamente, acessem os sites dos vestibulares desejados e procurem os exemplos de textos disponibilizados e analisem-os, reflitam sobre eles, sobre porque eles tiveram boas notas; se for o caso, leve-os até o seu professor e converse com ele sobre estas redações, peça que o docente os inclua nas aulas de maneira a refletir como escrever um texto acima da média.
Tratando especificamente do ENEM, desde 2012 o Ministério da Educação disponibiliza o Guia do Participante, o qual traz informações a respeito da prova de redação e alguns exemplos de redações nota 1000. Basta acessar o endereço http://portal.inep.gov.br/web/enem/enem e “baixar” os dois Guias disponíveis.
A proposta de redação do ENEM e a parte da grade de correção divulgada nos revelam, sem grandes dificuldades, o perfil de candidato almejado pelo exame e, consequentemente, pelas universidades que aderem a ele.
A começar pelos temas, que são sempre de cunho social e relacionados ao Brasil, o ENEM mostra que quer candidatos que estejam a par de problemas e de questões sociais brasileiras, de vários âmbitos (ambiental, educacional, tecnológico, social em geral etc), já que a proposta pressupõe que o candidato já conheça o tema abordado.
Partindo para a coletânea de textos motivadores, o ENEM quer que o candidato saiba ler e interpretar, de modo proficiente, gêneros dos mais diversos, já que ela é constituída de anúncios publicitários, infográficos, fotos, mapas, gráficos, trechos de romance, de notícia, de reportagens etc. Cada ano, a coletânea é composta por diferentes gêneros e o candidato deve saber lidar com eles.
O ENEM deseja um candidato que saiba escrever, de acordo com a norma culta escrita da Língua Portuguesa, uma dissertação-argumentativa na qual ele aborde o tema proposto, relacionando-o com diferentes áreas do conhecimento, tecendo, assim, diversas relações e, no final, propondo uma intervenção social, mostrando-se proativo.
Atentar-se a estas informações é de fundamental importância para sair-se bem no ENEM, não só na prova de redação, mas em todo o exame.
Até a próxima semana!


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas/SP – Atua na área de Educação exercendo funções relativas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em grandes universidades públicas. Participou de avaliações e produções de diversos materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação.
**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos leitores! Suas publicações serão sempre às quintas-feiras, não percam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário