Postagens populares

sexta-feira, 11 de abril de 2014

3 técnicas de estudo obrigatórias para o Enem 2014

Posted: 11 Apr 2014 09:47 AM PDT INFOENEM
As inscrições para o Enem 2014 vão se aproximando (tudo indica que devem ser abertas no mês de maio) e aqueles que terão suas notas entre as melhores no exame certamente já estão se preparando a todo vapor.
Entre as diversas estratégias e maneiras de estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio, algumas seguramente são mais eficazes e certeiras que outras. E é exatamente disso que trataremos no artigo de hoje. Independentemente de estar cursando o terceiro ano do ensino médio, realizando cursinho preparatório ou estudando por conta em casa, você deve OBRIGATORIAMENTE incluir as técnicas descritas abaixo se quiser detonar e conseguir um ótimo resultado no Enem.
Após a leitura reflita se você segue estas estratégias de fato e, caso perceba que está pecando em alguma ou todas elas, comece a se disciplinar agora mesmo!
 
1- Leia, assista e mantenha-se atualizado
Certamente você já leu e ouviu dizer que ficar por dentro do que está rolando pelo Brasil afora é importante para quem vai prestar o Enem. Mas a pergunta é: Será que você realmente está fazendo isso? Julgamento do mensalão, eleições 2014, acidentes nas obras dos estádios da copa, protestos e manifestações, tensões internacionais e terremotos no Chile são apenas alguns exemplos de fatos a serem acompanhados.
Crie o hábito de seguir os noticiários e de se interessar pelo que está acontecendo de mais importante. Não dá para se preparar para um exame como o Enem alienado a assuntos como economia e política, concorda? Isso não significa que você deve, por exemplo, assistir as notícias na TV e ler os jornais todos os dias. Mas busque entender os assuntos mais comentados no meio em que vive e formar opiniões sobre cada um deles. Um grande aliado nesse sentido é a internet.
Tenha em mente que boa parte das questões do exame tratam de assuntos amplamente discutidos na mídia e, conhecê-los previamente, tornará sua vida mais fácil frente a estes exercícios. Além disso, você corre o risco de se informar com antecedência do possível tema da redação, bem como treina a capacidade de leitura, exigida exaustivamente nos dois dias de prova.
Uma última recomendação que fica aqui é para que você não ignore os fatos e acontecimentos importantes do ano de 2013, pois há grande possibilidade de, neste exato momento, a prova do Enem 2014 já estar pronta. Portanto, assuntos polêmicos do ano passado podem sim, perfeitamente, cair na próxima edição do exame.
 
2- Escreva redações semanalmente
Eis outra estratégia da qual todo candidato já deve ter ouvido falar, porém poucos a seguem de fato. A regra aqui é simples. Qual a melhor forma de aprender a dançar com maestria? Dançando, é claro! Na escrita da redação, não é diferente. Por isso o candidato que deseja conseguir uma pontuação satisfatória na redação deve escrever, no mínimo, um texto por semana.
Para aqueles que estudam sozinhos, não vale a desculpa de não saber sobre qual tema escrever e de não ter um professor para corrigir. Você pode escrever uma redação para cada um dos 20 possíveis temas separados pela nossa equipe neste artigo. Quanto a correção, além de sites que oferecem o serviço, você pode pedir para amigos e familiares para lerem e opinarem sobre suas produções.
E nada de escrever no computador! Na hora da prova você terá cerca de 30 apertadas linhas para escrever sua dissertação a caneta preta, então é assim que deve praticar!
 
3- Participe de simulados e resolva provas anteriores do Enem
Essa técnica segue a mesma regra da anterior, porém é válida para a prova objetiva. Fazer simulados e edições anteriores do exame que vai prestar lhe trará inúmeras vantagens. Além de chegar no dia prova mais confiante e totalmente adaptado as condições e ao ambiente que vai encontrar, saberá exatamente qual método é mais eficiente para você na hora H (resolver questões fáceis primeiro depois difíceis, redação antes e questões depois etc.).

Além disso, seus resultados nos simulados e provas antigas lhe darão informações importantes para que avalie como anda seu estudo, permitindo analisar no que você está bem e o que precisa melhorar, para a partir daí traçar novas estratégias.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Disponível o Espelho da Correção da Redação do Enem 2013

Infoenem 02/04/14
Demorou mas saiu!
Após atraso e sem prévio anuncio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) liberou o espelho da correção da redação do Enem 2013 para que os estudantes possam saber, com mais detalhes, os motivos de suas respectivas notas na produção de texto na última edição do exame. Segundo informações publicadas pelo próprio MEC, foram corrigidas 5.049.248 de redações. Dessas, 106.742 receberam nota zero (estavam em branco ou foram anuladas). Já as notas máximas somaram apenas 481.
Sempre é importante lembrar que a vista do espelho da correção da redação tem apenas caráter pedagógico. Nele, o candidato pode verificar quantos pontos recebeu em cada uma das cinco competências avaliadas, além dos respectivos comentários. Além disso, também podem obter uma imagem da redação que fez no dia da prova.
Para ver o espelho da redação é muito fácil. Basta acessar o site do INEP (http://www.inep.gov.br/), clicar em “Enem 2013 – RESULTADOS” e depois preencher os campos com a sua senha do Enem 2013 e seu CPF, além dos caracteres anti-spam. Vale ressaltar que o site conta com um sistema de recuperação de senha.
Outro dado interessante é que cerca de metade das redações (2.496.754) foram encaminhadas para um terceiro corretor. A banca de especialistas avaliou 306.821 textos, equivalentes a aproximadamente 6% do total. Vale lembrar que, de acordo com as novas regras de correção aplicadas no Enem 2013, todas as redações foram avaliadas por dois corretores independentes, que atribuíram até 200 pontos para cada competência. O terceiro corretor era requisitado nos casos de diferença maior do que 100 pontos na nota total ou maior do que 80 em qualquer uma das competências.
Nesta última edição, que trouxe como tema os efeitos da implantação da lei seca no Brasil, o MEC contou com mais de 7 mil avaliadores, sendo mais da metade doutores, mestres e especialistas

6ª Série 3 - Estudo do meio

Estudo do Meio

A paisagem é um conjunto diversificado de formas naturais e artificiais que representa os aspectos culturais das relações sociais do homem com a natureza, de acordo as suas necessidades na construção do espaço geográfico. A paisagem, o espaço e lugar são conceitos importantes para a compreensão do mundo, pois as transformações pelas quais tem passado o espaço geográfico nos últimos tempos envolvem a prática social do dia-a-dia, cria paisagens e determina as diferenças entre essas paisagens e as multiplicidades das formas e funções.
Por serem categorias de análise da Geografia, faz-se necessário que o educando vivencie esses conceitos para compreensão do meio em que vive, visto que o espaço é composto por várias diferentes paisagens, podendo estas ser naturais ou culturais.