Postagens populares

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Por que estudar Geografia?


“Aprender, o que quer que seja nos torna pessoas melhores. Saber nunca é demais e nunca é suficiente.”
O ensino da Geografia cria cidadãos mais conscientes e politizados, capazes de atuar com mais lucidez na sociedade. Que pessoa não muda sua forma de ver as coisas ao estudar que suas ações podem transformar o espaço em que vivem e consequentemente o espaço global. Exemplos não faltarão: a criação do computador e da internet mudou as formas e hábitos da humanidade, pois hoje você tem a opção de não ir às lojas, é que hoje existe a oportunidade de faze as compras pela internet (mercado livre, lojas americanas, etc.), os bancos não empregam tantos funcionários como antigamente, as casas podem ser vigiadas pelo sistema de segurança online, e várias outras coisas que ela nos permite fazer, então percebam que uma simples ação de algumas pessoas, mudaram toda a forma de pensar e agir em vários aspectos da humanidade.
Saber Geografia é essencial para compreendermos o mundo em que vivemos. Afinal, tudo que vemos diariamente nos jornais está vinculado a acontecimentos e como nós sabemos, estes podem ser uma peça chave na mudança do rumo das nossas vidas.  
Não ter conhecimento de Geografia é ser alienado, é ver a vida passar, sem participar dela. Infelizmente, para algumas pessoas, a ignorância não é um problema. Conseguem viver completamente alheios ao que acontece a sua volta. Para os que pensam assim, o ensino da Geografia realmente não tem a menor importância .  
Aprender Geografia só é determinante para aqueles que querem sair do estado de latência social. Para aqueles que pretendem participar ativamente da sociedade. “Para aqueles que consideram a alienação um problema.”
Ser cidadão pleno em nossa época significa antes de tudo estar integrado criticamente na sociedade, participando ativamente de suas transformações. Para isso, devemos refletir sobre o nosso mundo, compreendendo-o do âmbito local até os âmbitos nacional e planetário. E a Geografia é um instrumento indispensável para empreendermos essa reflexão, que se deve ser a base de nossa atuação no mundo em que vivemos."(VISENTINI, José William. Sociedade & Espaço. São Paulo,Ática, 2003).
Compreender essa realidade espacial, natural e humana como uma totalidade dinâmica é um dos objetivos da Geografia.
Nunca o espaço do homem foi tão importante para o desenvolvimento da história. Por isso, a Geografia é a ciência do presente, ou seja, é inspirada na realidade contemporânea. O objetivo principal destes conhecimentos é contribuir para o entendimento do mundo atual, da apropriação dos lugares realizada pelos homens, pois é através da organização do espaço que eles dão sentido aos arranjos econômicos e aos valores sociais e culturais construídos historicamente.
Tudo nesse espaço depende do ser humano e da natureza. Esta última é a fonte primeira de todo o mundo real. A água, a madeira, o petróleo, o ferro, o cimento e todas as outras coisas que existem nada mais são que aspectos da natureza. Mas o ser humano reelabora esses elementos naturais ao fabricar os plásticos a partir do petróleo, ao represar rios e construir usinas hidrelétricas, ao aterrar pântanos e edificar cidades, ao inventar velozes aviões para encurtar as distâncias. Assim, o espaço geográfico não é apenas o local de moradia da sociedade humana. mas principalmente uma realidade que é a cada momento (re) construída pela atividade do ser humano.
Texto Original: Professor Flavio Batista . Para que Serve a Geografia - Blog: Geografia é Minha Vida
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário