E aí pessoal?
Todo mundo animado para este início de semana?
Estamos começando a trabalhar com os conteúdos específicos de cada disciplina, as motivações, as apresentações foram importantes, mas a partir de agora nosso desafio é diário. Espero que vocês comecem a se organizar, encapar os livros, conferir os horários diariamente. É importante estabelecer uma rotina diária para os estudos, mesmo que não tenha atividades para casa; faça uma leitura de algumas páginas de seu livro didático. Lembre-se que se desafiar também faz parte de seu crescimento. Escolha um livro paradidático e faça uma boa leitura, conhecemos novos lugares, novas culturas, aprendemos Geografia também por essa dessa forma...
Nos encontramos durante a semana!!!
Abs.
Prof. Joel
Blog destinado a postagem de atividades escolares, conteúdos e informações sobre a disciplina de Geografia.
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segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015
sábado, 21 de fevereiro de 2015
Por que estudar Geografia?
“Aprender, o que quer
que seja nos torna pessoas melhores. Saber nunca é demais e nunca
é suficiente.”
O ensino da Geografia
cria cidadãos mais conscientes e politizados, capazes de atuar com
mais lucidez na sociedade.
Que pessoa não muda sua forma de ver as coisas ao estudar que suas
ações podem transformar o espaço em que vivem e consequentemente
o espaço global. Exemplos não faltarão: a criação do
computador e da internet mudou as formas e hábitos da humanidade,
pois hoje você tem a opção de não ir às lojas, é que hoje
existe a oportunidade de faze as compras pela internet (mercado
livre, lojas americanas, etc.), os bancos não empregam tantos
funcionários como antigamente, as casas podem ser vigiadas pelo
sistema de segurança online, e várias outras coisas que ela nos
permite fazer, então percebam que uma simples ação de algumas
pessoas, mudaram toda a forma de pensar e agir em vários aspectos
da humanidade.
Saber Geografia é
essencial para compreendermos o mundo em que vivemos. Afinal, tudo
que vemos diariamente nos jornais está vinculado a acontecimentos
e como nós sabemos, estes podem ser uma peça chave na mudança do
rumo das nossas vidas.
Não ter conhecimento de Geografia é
ser alienado, é ver a vida passar, sem participar dela.
Infelizmente, para algumas pessoas, a ignorância não é um
problema. Conseguem viver completamente alheios ao que acontece a
sua volta. Para os que pensam assim, o ensino da Geografia
realmente não tem a menor importância .
Aprender Geografia só é determinante
para aqueles que querem sair do estado de latência social. Para
aqueles que pretendem participar ativamente da sociedade. “Para
aqueles que consideram a alienação um problema.”
Ser cidadão pleno em nossa época significa antes de tudo estar
integrado criticamente na sociedade, participando ativamente de
suas transformações. Para isso, devemos refletir sobre o nosso
mundo, compreendendo-o do âmbito local até os âmbitos nacional e
planetário. E a Geografia é um instrumento indispensável para
empreendermos essa reflexão, que se deve ser a base de nossa
atuação no mundo em que vivemos."(VISENTINI, José William.
Sociedade & Espaço. São Paulo,Ática, 2003).
Compreender essa realidade espacial, natural e humana como
uma totalidade dinâmica é um dos objetivos da Geografia.
Nunca o espaço do homem foi tão importante para o
desenvolvimento da história. Por isso, a Geografia é a ciência
do presente, ou seja, é inspirada na realidade contemporânea. O
objetivo principal destes conhecimentos é contribuir para o
entendimento do mundo atual, da apropriação dos lugares realizada
pelos homens, pois é através da organização do espaço que eles
dão sentido aos arranjos econômicos e aos valores sociais e
culturais construídos historicamente.
Tudo nesse espaço depende do ser
humano e da natureza. Esta última é a fonte primeira
de todo o mundo real. A água, a madeira, o petróleo, o ferro, o
cimento e todas as outras coisas que existem nada mais são que
aspectos da natureza. Mas o ser humano reelabora esses elementos
naturais ao fabricar os plásticos a partir do petróleo, ao
represar rios e construir usinas hidrelétricas, ao aterrar
pântanos e edificar cidades, ao inventar velozes aviões para
encurtar as distâncias. Assim, o
espaço geográfico não é apenas o local de moradia da sociedade
humana. mas principalmente uma realidade que é a cada momento (re)
construída pela atividade do ser humano.
Texto Original: Professor Flavio Batista . Para que Serve a Geografia - Blog: Geografia é Minha Vida
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015
Para que serve a geografia?*
A geografia é considerada como uma das
disciplinas mais antigas, já foi chamada de história natural na
antiga Grécia, posteriormente foi herdada pelos árabes e a partir
do século XV passou a ser mais utilizada, mas somente no século XIX
passa a ser reconhecida como ciência, sendo ensinada e praticada em
universidades europeias, com grande contribuição das escolas Alemã
com Humboldt e a Francesa com Ratzel. No Brasil a profissão dos
geógrafos começou a partir dos anos 1930 e 1940 quando foram
criados o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e
IGH – Instituto Geográfico e Cartográfico. Com o surgimento da
AGB – Associação dos Geógrafos Brasileiros, em 1934 iniciam os
cursos de Geografia na Faculdade de Ciências e Letras da USP. No
entanto, somente em 1979 através da lei nº. 6664/79, é que foi
regulamentada a profissão de geógrafo.
Ao longo das últimas décadas surgiram diversas
faculdades que ministram cursos de geografia, com Bacharelado e/ou
Licenciatura. O profissional licenciado está apto para ser professor
de escolas públicas e particulares nos níveis fundamental e ensino
médio, e com especializações poderá a docência universitária,
de acordo com as exigências em níveis de especialização, mestrado
ou doutorado.
O Bacharel em Geografia (este possui registro no
Crea, além de assinar, poderá também atuar em diversas áreas tais
como: planejamento urbano, meio ambiente, geoprocessamento,
cartografia, geomorfologia, hidrologia, enfim, o campo da geografia é
muito largo. O profissional graduado poderá atuar em diversas áreas,
pois tem conhecimento teórico em geopolítica, planejamento e gestão
territorial, análise de condições hidrológicas, do solo e
climáticas, política agrária, migração e imigrações, estudos
de impactos ambientais em zonas urbanas e rurais, atuar como
pesquisador para elaboração de relatórios sobre áreas da
educação, população, meio ambiente, espaço urbano, trânsito,
cultura, turismo, etc.
Ambos, bacharelados e licenciados poderão atuar
como professores universitários, em órgãos governamentais no
âmbito Municipal, Estadual e Federal, por ex: Ibama, Embrapa, IBGE,
Incra, Petrobras, Ministério das Cidades, da Educação, do
Desenvolvimento Social, do Trabalho, da Integração Nacional, dos
Transportes, órgãos de trânsito, das águas, e até mesmo empresas
privadas e órgãos que necessitam de técnicos para levantamentos e
estudos sobre a ciência geográfica, que é dividida em cinco
categorias de análises: espaço, território, lugar, paisagem e
região.
Mas, para que mesmo serve a geografia? Para muitas
pessoas a geografia é tida como uma disciplina que estuda os mapas,
cidades, países, rios, montanhas, etc. Na verdade é, mas não
somente isto, conforme abordado neste artigo. A geografia é uma
ciência que estuda diferentes áreas do conhecimento, humanas e
físicas. Segundo o geógrafo francês LACOSTE, Yves. “A geografia,
isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra.” Em suas
palavras ele afirma que é um instrumento para operações militares,
pois em uma guerra é necessário ter informações e estratégias de
combinações geográficas, das relações entre os homens e as
condições naturais. Além disso, por estar ligada a práticas
políticas e militares, deve ser utilizada para autodefesa do Estado.
O geógrafo, mesmo sendo poucos os profissionais
no Brasil, mas pela importância que tem a sociedade, estes deveriam
ser mais valorizados uma vez que lidam e contribuem para formação
das crianças independente de classe social, e é um profissional que
leva as pessoas a ter um senso crítico, reflexivo, com um olhar
global aos problemas socioeconômicos e ambientais, buscando as
soluções viáveis para melhoria do meio em que vivemos.
*Fonte : Diário da Manhã.
Geopolítica
A geopolítica pode ser considerada uma ciência intimamente relacionada com o saber estratégico, ou seja, quando um Estado-nação se propõe a conhecer um determinado território que considera fundamental para a afirmação dos seus interesses soberanos.
Normalmente, geopolítica é uma palavra associada aos assuntos que envolvem relações internacionais, acordos diplomáticos e toda espécie de conflito entre países, culturas ou disputas territoriais. É muito comum as pessoas entenderem geopolítica com uma síntese dos acontecimentos atuais de nossa sociedade. Essas definições estão muito vinculadas aos meios de comunicação, mas o conceito de geopolítica e a sua distinção em relação à geografia política ainda é motivo de debates entre cientistas sociais de diversas áreas de conhecimento.
De fato, o conceito de geopolítica começou a ser desenvolvido a partir da segunda metade do século XIX por conta da redefinição de fronteiras na Europa e do expansionismo das nações europeias, o que ficou conhecido como imperialismo ou ainda neocolonialismo. Podemos destacar as análises realizadas pelo geógrafo alemão Friedrich Ratzel (1844-1904), responsável pela criação do determinismo geográfico e da Teoria do Espaço Vital. Num cenário político de unificação da Alemanha, em contraponto ao expansionismo já consolidado de Rússia, Inglaterra, França e até mesmo dos Estados Unidos, Ratzel ajudou a criar uma Geografia Alemã que se prontificou em justificar as conquistas territoriais da Alemanha.
Para Ratzel, a dominação plena de um determinado território caracterizaria o Estado. Dessa forma, o saber geopolítico apontaria para o Estado como centralizador de decisões estratégicas, o que legitimou as ações imperialistas da Alemanha, como pode ser observado nas disputas que originaram as duas grandes guerras e, em parte, nos preceitos utilizados pelo nazismo.
Em oposição aos postulados de Ratzel, podemos citar o geógrafo francês Paul Vidal de La Blache (1845-1918), que criou outra abordagem, conhecida como possibilismo. Ao final do século XIX a França ainda não tinha um conhecimento geográfico estabelecido e, com receio das pretensões alemãs, o Estado francês entregou a La Blache a responsabilidade de criar uma Geografia Francesa. Segundo La Blache, o espaçogeográfico não deveria ser o único objetivo de uma nação, pois seria preciso considerar o tempo histórico, as ações humanas e demais interações, o que na verdade acabou lançando as bases para uma geografia regional. Assim, a soberania sobre um território estaria vinculada ao conhecimento regional, como a compreensão das formas de relevo, aspectos climáticos, economia, população entre outros.
Dentro desse contexto podemos também citar o geógrafo britânico Halford Mackinder (1861-1947), que publicou no ano de 1904 o ensaio "O Pivô Geográfico da História”, que destacava o poder das conquistas territoriais continentais, apresentando uma maior preocupação com a ocupação da Europa Centro-Oriental, até porque os transportes terrestres começavam a favorecer a interiorização das ocupações, mudando um pouco as estratégias que até então depositavam maior importância nas conquistas marítimas.
Mas foi o jurista sueco Rudolf Kjellén (1864-1922), seguidor das ideias de Ratzel, quem criou o termo geopolítica no ano de 1916, procurando estabelecer relações entre os acontecimentos políticos e os aspectos geográficos. Cabe ressaltar que, nos dias atuais, a geopolítica é considerada como uma frente teórica que compreende o território e as suas nuances políticas, não apenas no plano externo como também nas questões internas a um determinado Estado-nação.
O período conhecido como Guerra Fria expressou muitos dos princípios da geopolítica, pois envolveu uma grande disputa ideológica e territorial entre duas potências, a União Soviética e os Estados Unidos, com grande ênfase no papel do Estado no que tange às decisões estratégicas e na definição de valores e padrões sociais.
Com o final da Guerra Fria, as maiores discussões geopolíticas correspondem ao combate ao terrorismo, à questão nuclear, às redefinições de fronteiras nos países africanos e do Oriente Médio e até mesmo aos problemas socioambientais. Algumas problemáticas como o aumento do alcance das organizações transnacionais frente aos Estados, o crescimento econômico chinês e a formação dos blocos econômicos podem ser agrupados em uma nova ramificação teórica conhecida como geoeconomia.
Por tudo isso que foi exposto, utilizaremos este canal de geopolítica não apenas para apresentar alguns dos temas atuais e os principais conflitos internacionais, mas contextualizar esses acontecimentos de forma crítica e engajada com teorias científicas.
Júlio César Lázaro da Silva
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP
Mestre em Geografia Humana pela Universidade Estadual Paulista - UNESP
sábado, 14 de fevereiro de 2015
Início do Ano Letivo 2015
Olá Galera! Salve! Salve!
Começa o ano letivo de 2015. Período de muita expectativa, ansiedade para rever amigos, conhecer novos estudantes, fazer novas amizades.
Esta Primeira semana trabalhamos mais com o objetivo de acolher e motivar os educandos para o início desta caminhada. Espero que os vídeos motivacionais tenham contribuído para o entendimento desta nova etapa da vida de todos. O ano que passou nos deixou saudades, mas podemos sempre melhorar no ano seguinte, depende de nós. Devemos sempre aprender com nossos erros e dividir as coisas boas...
Retornaremos na quarta-feira (18.02.15), com energia renovada e o desejo de buscar novos conhecimentos...
Bom feriadão a todos, se forem se divertir no carnaval, divirtam-se com responsabilidade...
Prof. Joel
Começa o ano letivo de 2015. Período de muita expectativa, ansiedade para rever amigos, conhecer novos estudantes, fazer novas amizades.
Esta Primeira semana trabalhamos mais com o objetivo de acolher e motivar os educandos para o início desta caminhada. Espero que os vídeos motivacionais tenham contribuído para o entendimento desta nova etapa da vida de todos. O ano que passou nos deixou saudades, mas podemos sempre melhorar no ano seguinte, depende de nós. Devemos sempre aprender com nossos erros e dividir as coisas boas...
Retornaremos na quarta-feira (18.02.15), com energia renovada e o desejo de buscar novos conhecimentos...
Bom feriadão a todos, se forem se divertir no carnaval, divirtam-se com responsabilidade...
Prof. Joel
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015
Resultado ProUni 2015
Resultado ProUni 2015
- 30/01/2015 às 10h30m
- Redação Mundo Vestibular
A primeira edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) de 2015 bateu recorde de número de bolsas oferecidas: foram mais de 213 mil! Se você está concorrendo a uma delas, precisa ficar atento aos prazos e saber consultar o resultado corretamente para garantir sua vaga o quanto antes.
Confira agora mesmo como e quando consultar o resultado do ProUni 2015!
Como você pode observar, a cada divulgação de resultados os candidatos pré-selecionados do ProUni precisam comparecer à faculdade onde conseguiram a bolsa para fazer a comprovação de informações (documentação) e matrícula. É responsabilidade do candidato consultar o resultado (o ProUni não manda e-mail nem carta avisando) e fazer a matrícula dentro do prazo estabelecido para aquela chamada. Caso não se matricule, perde a vaga.
Confira agora mesmo como e quando consultar o resultado do ProUni 2015!
Quando sai o resultado do ProUni 2015?
O resultado do ProUni 2015 sai em três etapas: primeira chamada, segunda chamada e lista de espera. Veja o cronograma de resultados do ProUni 2015:- Resultado da primeira chamada: 2 de fevereiro.
- Comprovação de informações e matrícula da primeira chamada: 2 a 9 de fevereiro.
- Resultado da segunda chamada: 19 de fevereiro.
- Comprovação de informações e matrícula da segunda chamada: 19 a 24 de fevereiro.
- Prazo para entrar na lista de espera: 2 e 3 de março.
- Resultado da lista de espera: 6 de março.
- Comprovação de informações e matrícula da lista de espera: 10 e 11 de março.
Como você pode observar, a cada divulgação de resultados os candidatos pré-selecionados do ProUni precisam comparecer à faculdade onde conseguiram a bolsa para fazer a comprovação de informações (documentação) e matrícula. É responsabilidade do candidato consultar o resultado (o ProUni não manda e-mail nem carta avisando) e fazer a matrícula dentro do prazo estabelecido para aquela chamada. Caso não se matricule, perde a vaga.
XVIII OBA e da IX MOBFOG
DATA DA XVIII OBA e da IX MOBFOG DE 2015: 15/5/15
DATA LIMITE PARA INSCRIÇÕES DE NOVAS ESCOLAS: 15/3/15
Livro: ENSINO DE ASTRONOMIA NA ESCOLA
MEC FARÁ CONSULTAS PÚBLICAS PARA NOVAS REGRAS DO ENEM
MEC Fará Consultas Públicas Para Novas Regras do Enem | infoEnem * |
Posted: 01 Feb 2015 10:49 AM PST
De acordo com declaração dada pelo Ministro da Educação Cid Gomes, na última sexta-feira (30), as regras para o novo modelo de aplicação online do Enem serão colocadas em consulta pública em breve.
Conforme matéria publicada aqui em nosso Portal, esse novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio terá como base um banco virtual com milhares de questões, o que permitirá o agendamento e aplicação das provas unicamente pela internet, em locais com terminais de computadores indicados pelo Ministério da Educação (MEC).
Para o Ministro a quantidade ideal de questões gira em torno de 8 mil para cada uma das 4 grandes áreas do Enem. Ele explicou que o sistema ficaria aberto para que os estudantes possam consultar e estudar através dos itens do banco, sendo que as questões que fariam parte da prova seriam sorteadas dentro deste mesmo acervo.
Uma das principais vantagens desse modelo, segundo Cid Gomes, é que as provas seriam exclusivas para cada participante, excluindo a possibilidade de fraudes e vazamentos, como ocorrido com a redação do Enem 2014 no Piauí. Além disso, uma versão online do exame facilitara o controle e a logística, bem como reduziria custos com papel, impressão e transporte das provas.
O Enem virtual ainda está em fase de planejamento e tem com base o mesmo modelo aplicado nos exames de legislação do Detran (Departamento de Trânsito).
FONTE: INFOENEM |
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