Postagens populares

terça-feira, 15 de março de 2011

Barras de combustível de 2 reatores foram danificadas em usina no Japão*

15/03/2011 20h33 - Atualizado em 15/03/2011 20h59

Barras de combustível de 2 reatores foram danificadas em usina no Japão

Material nuclear pode ter derretido parcialmente após terremoto e tsunami.
Derretimento aumentaria risco de um vazamento nuclear mais grave.

Do G1, com agências internacionais *
As barras de combustível nuclear dos reatores 1 e 2 da usina nuclear japonesa de Fukushuma Daiichi foram parcialmente danificadas, disse nesta quarta-feira (16) a Tokyo Electric Power Co. (TEPCO), que opera a planta.
O dano no reator 1 foi de 70%, e no 2, de 33%. O núcleo dos reatores parece ter derretido parcialmente após a perda das funções de resfriamento, ocorridas na sexta após o terremoto de magnitude 9 seguido de tsunami que atingiu a costa.
O derretimento aumentaria o risco de danos aos reatores e de um possível vazamento nuclear, dizem especialistas.
Um novo incêndio atingiu na manhã desta quarta-feira (16), pelo horário local, o reator 4 da usina de Fukushima Daiichi, no nordeste do Japãox, mas já foi controlado, segundo a Agência Nuclear do Japão.
O fogo começou às 5h45 locais (17h45 de terça-feira no Brasil), segundo um porta-voz da Tokyo Electric Power Co (TEPCO), empresa que administra a usina.
Na véspera, uma explosão de hidrogênio provocou um incêndio no mesmo reator, danificando o teto do prédio que o abriga.
O Exército dos EUA, que colabora com as autoridades japonesas, controlou as chamas.
A instalação nuclear, na província japonesa de Fukushima, foi bastante afetada pelo terremoto de magnitude 9 seguido de tsunami que devastou regiões costeiras japonesas no dia 11.
O tremor e o maremoto danificaram as funções de refrigeração da usina, forçando a TEPCO a usar água do mar para baixar a temperatura dos reatores e liberar o ar radioativo para a atmosfera a fim de reduzir a pressão causada pelo calor.
O reator 4 estava em manutenção no momento do terremoto. Os reatores 1, 2 e 3 também foram afetados. No total, a usina tem seis reatores.
mapa terremoto cidades afetadas (Foto: Arte G1)mapa terremoto cidades afetadas (Foto: Arte G1)
Os responsáveis tentam impedir um acidente mais grave, com grande vazamento radioativo.
A usina fica a 240 km da capital do Japão, Tóquio, onde há temor de contaminação radioativa e os níveis de radiação ficaram dez vezes acima do normal nesta terça.
O nível da radiação também subiu em outras cidades.
Mas a previsão da meteorologia era de que, nesta quarta, os ventos soprassem para o mar, o que pouparia a capital de uma contaminação pior.
Em meio à tensão causada pela crise nuclear, o país continua os trabalhos de resgate de sobreviventes e de corpos nas regiões costeiras devastadas.
O número de mortos oficial passa de 3.300, mas as autoridades estimam que ele possa passar de 10 mil.
O país também enfrenta cortes programados de energia, por conta do desligamento de usinas nucleares.
O objetivo, segundo o governo, é impedir blecautes maiores.
Também há problemas de desabastecimento de provisões, combustível  e nos transportes públicos.

domingo, 13 de março de 2011

Terremoto atinge costa do Japão, gera tsunami e mata centenas

11/03/2011 11h05 - Atualizado em 11/03/2011 14h13

Terremoto atinge costa do Japão, gera tsunami e mata ao menos 288

Tremor de magnitude 8,9 foi o maior do país e o 7º maior da história.
Após causar destruição no Japão, ondas gigantes ameaçam costa pacífica.

Do G1, com agências internacionais
tUm forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu nesta sexta-feira (11) a costa nordeste do Japão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), gerando um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) de até dez metros de altura que varreu a costa do país, matando pelo menos 288 pessoas e causando destruição.
O tremor foi o 7º pior na história, segundo a agência americana, e também o pior já registrado na história do Japão.

O abalo provocou um tsunami que alcançou áreas da cidade japonesa de Sendai, na ilha de Honshu, a principal do arquipélago japonês.
Carros e barcos foram arrastados, e as imagens da destruição, feitas de helicópteros, são impressionantes. Um vídeo da TV local mostrou a onda gigante arrastando carros em sua chegada à costa.
Em muitos lugares, o mar ultrapassou os diques de proteção e avançou vários quilômetros por terra, recordando cenas da tsunami que ocorreu no Oceano Índico, em 2004.
Alerta no Pacífico
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, agência americana, emitiu um alerta para vários países na costa do Oceano Atlântico, avisando da possibilidade da chegada de ondas de até dez metros, mas até agora não houve relato de destruição fora do Japão.
Vários governos emitiram alertas, e alguns ordenaram a retirada de moradores de áreas costeiras.
Ondas "pequenas" já atingiram as Filipinas, horas depois do terremoto, informou o sismólogo chefe do país.
A Indonésia e o Havaí também informou que não houve danos na chegada das ondas a seu território, e o governo levantou o alerta. A ilha de Guam, território americano do Pacífico, também levantou o alerta. A Casa Branca avaliou que os EUA, principalmente o estado do Havaí, escaparam do pior.
Entenda o terremoto no Japão (Foto: Arte/G1)
Pelo menos 288 mortes no Japão
A polícia informou que 288 pessoas morreram, 349 estão desaparecidas e centenas estão feridas. A polícia da província de Miyagi disse que entre 200 e 300 corpos de vítimas do tsunami foram encontrados na região costeira da cidade de Sendai. As autoridades acreditam que são corpos de residentes que morreram afogados pela onda de dez metros de altura que atingiu o litoral.
A agência Kyodo estimou que o número de vítimas pode passar de mil.
Ainda não havia informações sobre vítimas brasileiras, segundo o embaixador do Brasil no país. Moram na região próxima ao epicentro pelo menos 17 mil brasileiros, segundo a embaixada, que colocou à disposição telefones para informações.
O tremor teve epicentro no Oceano Pacífico a 130 km da península de Ojika, no Japão, a uma profundidade de 24 km, considerada pequena para terremotos.
Ele ocorreu às 14h46 (hora local, 2h46 de Brasília) e foi seguido por pelo menos outros 70 fortes tremores de magnitude superior a 5, segundo o USGS. O governo japonês emitiu um alerta sobre o risco de fortes réplicas.
O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, qualificou como "grandes" os danos causados pelo abalo. Kan pediu "calma" à população. Ele estava no Parlamento na hora do tremor.
Cerca de 4,4 milhões de imóveis ficaram sem energia no norte do Japão, segundo a imprensa, e foram registrados incêndios em pelo menos 80 lugares, segundo a agência Kyodo.

O terremoto sacudiu com força os edifícios de Tóquio. Alarmes foram disparados nos prédios, houve correria, e as linhas telefônicas ficaram bloqueadas.
O Shinkansen, o trem-bala da capital japonesa, e os dois principais aeroportos ficaram temporariamente fechados.
mapa terremoto japao atualizada (Foto: Arte G1)
As autoridades japonesas pediram aos moradores da capital que fiquem no centro da cidade e que não tentem chegar a suas casas se vivem nos arredores. O transporte coletivo entrou em colapso na capital.
A parede de água entrou quilômetros adentro pela costa da ilha de Honshu, arrastando casas e transformando os portos em cenários de desoladora devastação.
Nas áreas rurais próximas, a onda varreu as frágeis casas de madeira como se fossem de papel, e em questão de minutos devorou centenas de hectares de plantações.
Carros em estrada danificada pelo tremor na cidade de Yabuki nesta sexta-feira (11) (Foto: AFP)Carros em estrada danificada pelo tremor na
cidade de Yabuki nesta sexta-feira (11) (Foto: AFP)
Em Fukushima, um dique rompeu, e a água invadiu o continente, destruindo pelo menos 1.800 casas.
Em Aomori, no extremo norte da ilha, pelo menos cinco embarcações grandes, algumas emborcadas de cabeça para baixo, foram levadas pelas águas.
Algumas foram paradas por árvores, outras, por conjuntos de lojas ou barreiras marítimas.
Em Ibaraki, era possível ver do alto grandes casas flutuando pela enchente, cercadas por dezenas de carros.
Um navio com 100 pessoas a bordo foi virado pelo tsunami na costa, segundo a agência Kyodo. Ainda não se sabia o destino dos passageiros
As autoridades japonesas disseram que um trem de passageiros desapareceu depois da passagem do tsunami, informou também a Kyodo.
O trem da East Japan Railway Co. se encontrava perto da estação de Nobiru, no percurso que liga Sendai a Ishinomaki, quando ocorreu o violento terremoto.
O Ministério da Defesa do Japão se prepara para enviar 300 aviões e 40 navios para participar das operações de socorro na região, segundo a Kyodo.
Chile
Em 27 de fevereiro do ano passado, um tremor de magnitude 8,8 atingiu o Chile e deixou mais de 800 mortos. O terremoto no Chile, considerado então o quinto maior da história, ocorreu durante a madrugada e também causou tsunamis. O epicentro foi a 35 km de profundidade.
Imagem divulgada pelas autoridades meteorológicas dos EUA mostra a previsão de como o tsunami vai viajar pelo Oceano Pacífico nesta sexta-feira (11). O tremor ocorreu às 14h46 locais, 2h46 de Brasília deste sexta-feira (11).  (Foto: AFP PHOTO/NOAA/HO)Imagem divulgada pelas autoridades meteorológicas dos EUA mostra a previsão de como o tsunami vai viajar pelo

MUNDO E ATUALIDADES - EGITO 2011

Mundo –  Atualidade – Egito 2011
Após mais de uma semana de conflitos e manifestações no Egito exigindo, entre outras reivindicações, a saída do presidente Hosni Mubarak, no poder há quase 30 anos, Houve uma Resposta do presidente do Egito. Ele anunciou que não disputará a reeleição, mas irá permanecer no poder até que o sucessor seja escolhido.
Confira as Informações e Novidades dos Acontecimentos no Egito em 2011, tire suas Dúvidas dos Motivos e Conflitos, entenda a crise no Egito. Veja também as Fotos dos momentos de Caos e Confrontos no Egito:
Egito 2011   Atualidades dos Conflitos e Presidente do Egito, Fotos 110201egitoprotesto2 f 055 300x156
Opositores e simpatizantes do ditador Hosni Mubarak entram em confronto na praça Tahrir, no Cairo - 2.fev.2011
Egito 2011   Atualidades dos Conflitos e Presidente do Egito, Fotos egito piramides caos 300x192Egito 2011   Atualidades dos Conflitos e Presidente do Egito, Fotos protestos egito 300x156
*  Dia 25/01/2011 começaram os Confrontos com milhares de egípcios, que se reuniram na Praça Tahrir, Cairo, após uma mobilização realizada pela internet
*Os manifestantes desafiam o toque de recolher imposto pelo governo e a ONU estima que cerca de 300 mortos pelos Conflitos.
*A saída imediata de Mubarak é a principal Reivindicação, além disso o povo acusa o governo de repressão, fraudes eleitorais, corrupção e pobreza e desemprego no país. Os Manifestantes também querem que o filho de Mubarak, não seja o sucessor do atual presidente.
Como o Presidente do Egito – Mubarak – respondeu às manifestações?
Egito 2011   Atualidades dos Conflitos e Presidente do Egito, Fotos Presidente egito 300x219
* Na terça-feira, dia 1º, através da televisão afirmou que não disputará a reeleição nas Eleições em setembro de 2011.  Disse que dedicará o resto de seu mandato para garantir uma transição pacífica para seu sucessor.
* Também pronunciou, no dia 28, a demissão de seu gabinete de governo.e emprego. O presidente também determinou que o novo gabinete – cujos membros ainda não foram nomeados – combata a corrupção e restaure a confiança na economia.
Veja uma Charge sobre o Presidente e a Crise do Egito:
Egito 2011   Atualidades dos Conflitos e Presidente do Egito, Fotos charge egito 2011
"Depois de 3 décadas comigo vocês deveriam saber melhor" Rei Tut
Outros Fatores envolvidos nos Conflitos no Egito em 2011:
* Há uma forte Pressão internacional que quer uma resolução dos Conflitos. Barack Obama e Hillary Clinton, dos EUA, pediram uma ‘transição ordenada’ para uma democracia no Egito, já os líderes da ONU, da Grã-Bretanha, da França e da Alemanha pediram ao presidente do Egito que evite a violência e realize as reformas exigidas em protestos.
* O país é  como um  Al-dunya, ou seja, ‘mãe do mundo’ em árabe, e os acontecimentos de lá tem efeitos decisivos em todo Oriente Médio. Mubarak é uma figura central na política da região e importante aliado dos países ocidentais. O Egito é um dos dois únicos países árabes – além da Jordânia – a ter tratados de paz com Israel.
* Segundo analistas se as manifestações e conflitos se transformarem numa revolução, pode haver um golpe para o enfraquecido processo de Paz no Oriente Médio. Pode ser que grupos Extremistas ou Islâmicos como a Irmandade Muçulmana cheguem ao poder por causa do cenário Político.
* Além disso a crise do Egito pode afetar os Mercados Globais, pois os valores de muitas ações já caíram nas principais bolsas do mundo, e o preço do petróleo chegou ao valor mais alto em dois anos.
Fonte: BBC Brasil

quarta-feira, 9 de março de 2011

Ementário Simplificado 2011


EEB. Sólon Rosa
Professor: Joel de Carvalho Velho
Ementário de Geografia
5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
EMENTA: O espaço geográfico. O planeta Terra. A superfície Terra. Orientação no espaço geográfico.

6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
EMENTA: A construção do espaço geográfico. Sociedade moderna e Estado. Sociedade moderna e economia.A atividade Industrial.

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
EMENTA: O mundo atual: unidade e diversidade. Continentes e paisagens naturais. Diferenças econômicas e sociais. Os países do Sul.

8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
EMENTA: O que são e quais os países do Norte. Europa: uma visão de conjunto, Aspectos gerais e aspectos regionais
 1ªANO  DO ENSINO MÉDIO
EMENTA: Objetivo geral da geografia; A produção do espaço geográfico; interpretando mapas. Geomorfologia e recursos minerais.

2ª ANO DO ENSINO MÉDIO
EMENTA: Os fluxos da economia global. Os Estados Unidos e o “Hemisfério Americano”. União Européia e CEI.

3ªANO  DO ENSINO MÉDIO
EMENTA: O Brasil e a globalização. A matriz energética. Os complexos agroindustriais.Transportes, Aspectos
Socieconômicos.