Postagens populares

Temas para refletir sobre Educação

Olá gestores e educadores,

O Jornal Virtual desta semana traz o interessante artigo de Marjorie Calumby Gomes de Almeida, psicopedagoga clínica e institucional, de Porto Alegre (RS). Ela alerta sobre a importância do brincar. “Por meio das brincadeiras, o educando encontra apoio para superar suas dificuldades de aprendizagem”, afirma Marjorie, que também tem em seu currículo a experiência de assessorar professores, coordenadores e diretores de instituições de ensino.

Boa leitura!

A importância do lúdico no processo de aprendizagem

Diversos estudiosos do desenvolvimento infantil, independentemente das diferenças epistemológicas, apontam a importância do brincar como fator de desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e físico. Pesquisas têm demonstrado, porém, que, a despeito desta importância, o brincar está sendo reduzido cada vez mais a mero artifício didático. Além de concebido pelas instituições de ensino como recurso para a recreação das crianças. Estes aspectos nos conduzem a indagar acerca do valor que tal atividade tem enquanto fator de desenvolvimento no contexto educacional infantil.
O modo como a criança brinca demonstra a sua maneira de pensar e sentir. No ato do brincar, as crianças podem desenvolver muitas capacidades importantes, tais como a atenção, imitação, memória e a imaginação. Para tanto, é indispensável que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são proporcionadas. Por meio das brincadeiras, o educando encontra apoio para superar suas dificuldades de aprendizagem.
Perante os avanços tecnológicos da atualidade, a criança deste novo milênio está evoluindo rapidamente. As diferentes áreas do cérebro humano se desenvolvem por meio de estímulos que a criança recebe no decorrer dos sete primeiros anos de vida. Hoje em dia, pais trabalham fora, as famílias são menos numerosas, e as crianças convivem, desde cedo, em berçários, creches e escolinhas maternais, de onde recebem estímulos diferentes dos que recebiam aquelas que eram criadas em casa pelos irmãos e que só eram levadas para a escola aos sete anos.
Temos, atualmente, crianças com características próprias de uma era tecnologicamente desenvolvida; mas temos, também, grande número de crianças imaturas e com dificuldades motoras que necessitam suprir as defasagens para o desenvolvimento de suas potencialidades como pessoa. O desenvolvimento infantil precisa acontecer, ao mesmo tempo, nas diferentes áreas para que ocorra o equilíbrio necessário entre elas e o indivíduo como um todo. Quando o desenvolvimento acontece apenas numa área, seguramente outras ficarão em atraso, e a criança ficará desequilibrada de algum modo. As crianças passam a maior parte do seu tempo na frente da televisão ou com jogos eletrônicos. As imagens hiperestimulam a área cognitiva, mas a criança não está desenvolvendo as áreas afetivas e motoras.
É vital conhecer as características do aprendiz para sabermos quais são as potencialidades que estão sendo desenvolvidas e quais as esquecidas, quais os transtornos que esse desequilíbrio pode causar no desenvolvimento do indivíduo e como podemos estimular a criança para o processo ensino-aprendizagem. Diante disso, a proposta sobre o uso da ludicidade deverá ser a de propiciar uma aprendizagem significativa na pratica pedagógica. Uma vez que ela promove o rendimento escolar, além do conhecimento, da comunicação, do pensamento e do sentimento.

Texto de Marjorie Calumby Gomes de Almeida, psicopedagoga clínica e institucional, de Porto Alegre (RS).
E-mail: http://www.blogger.com/mc/compose?to=marjorie-calumby@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário