Postagens populares

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

7 Possíveis Temas da Redação do Enem 2013

InfoEnem
Posted: 22 Oct 2013 08:03 AM PDT
Ontem publicamos artigo do Prof. Dr. Rogério de Souza elencando 25 possíveis temas para as questões da prova objetiva do Enem 2013. Conforme prometido, hoje trazemos as indicações do professor para o possível tema da redação, que será cobrado dos milhões de candidatos no próximo domingo.
Alertamos que, diferentemente de vários artigos que especialistas trazem sobre possíveis temas da redação do Enem, Rogério faz uma abordagem diferente. Ele mescla assuntos de menor dimensão e os engloba dentro de um tema mais amplo, inclusive fazendo relações de diferentes contextos históricos.
Como o próprio professor explica no texto, as indicações são palpites e acertar de fato o tema da redação deste ano é muito difícil. Porém, como são assuntos que geraram muita repercussão na mídia, há boa possibilidade do candidato se defrontar, seja na redação seja nas questões, com alguns deles na prova.
Por esse motivo recomendamos que, após leitura da matéria, o estudante escreva redações de pelo menos 3 dos temas abaixo e busque ler uma ou duas notícias sobre cada um dos outros citados. Assim, o aluno fica por dentro destes assuntos e certamente terá mais propriedade para criar seus argumentos e proposta de intervenção, caso se depare com algum deles no dia 27.
Segue abaixo o artigo na íntegra, boa leitura!

7 Possíveis Temas da Redação ENEM 2013 – por Rogério de Souza
Em suas Redações o ENEM sugere e explora fatos de grande circulação na mídia. Pensando nisso, segue abaixo alguns possíveis temas que podem ser cobrados neste ano.
Ressaltamos a dificuldade no acerto da temática que a Redação do ENEM pode trazer, por isso, o que segue abaixo são meras proposições. No entanto, defendemos que a simples leitura desses temas e uma pequena reflexão sobre os mesmos contribuirão, no mínimo, para o vestibulando especular sobre possíveis assuntos. Caso os temas não sejam cobrados na Redação, eles podem contribuir para questões de diversas áreas de conhecimento levando-se em conta o modelo de prova do ENEM.
Bom estudo!

POSSÍVEIS TEMAS DA REDAÇÃO ENEM 2013:
  • Tema: A juventude no século XXI. A partir de trechos ou imagens sobre a Tragédia de Santa Maria (Boate Kiss), Jornada Mundial da Juventude e a presença/protagonismo dos jovens nos Protestos de Junho de 2013.
  • Tema: Petróleo.A partir de trechos ou imagens sobre os 60 anos da criação da Petrobras, 40 anos da Primeira Crise do Petróleo e o Pré-Sal.
  • Tema: Mobilidade urbana. A partir de trechos ou imagens sobre os engarrafamentos na cidade de São Paulo (opção por transporte individual), problemas para ampliar as linhas de metrô/ônibus e os Protestos de Junho de 2013 exigindo melhoria na mobilidade urbana.
  • Tema: As leis trabalhistas no Brasil. A partir de trechos ou imagens sobre os 70 anos da CLT, a PEC das Domésticas e a diminuição das taxas de desemprego nos últimos anos (aumento do emprego formal).
  • Tema: Direitos humanos no Brasil. A partir de trechos ou imagens sobre o AI-5 (1968 – 45 anos), os abusos de autoridade em pleno século XXI e a atuação da Comissão da Verdade.
  • Tema: Violação da privacidade. A partir de trechos ou imagens sobre o ex-funcionário da CIA Edward Snowden, das revelações de Julien Assange (Wikileaks), das divulgações de grampos realizados pela justiça e fotos não autorizadas divulgadas na internet (ex. Carolina Dieckmann).
  • Tema: Água e sustentabilidade. A partir de trechos ou imagens sobre 2013 ser o ano internacional da água, o Brasil como um dos maiores reservatórios de água potável e a seca no nordeste (considerada uma das maiores de todos os tempos).


Rogério de Souza é sociólogo formado pela Unesp e doutor pela Unicamp. Dentre outras atividades, é coordenador de curso pré-vestibular comunitário (CEP-SR) e professor de História e Sociologia.
*Nós, do infoEnem, agradecemos ao professor por permitir a reprodução de mais um de seus artigos em nosso portal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário