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sábado, 22 de março de 2014

O ESPAÇO INDUSTRIAL - 3º Ano/Ens. Médio


 1 A LOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL *

·         A melhor localização e a que proporciona melhor rentabilidade.
·         O carvão mineral até a primeira metade do séc. XX a principal fonte de energia, contudo foi perdendo a importância para o petróleo, gás natural e energia elétrica pelo seu maior potencial energético e baixo custo de transporte.
·         Entretanto as indústrias construídas aos redores de reservas carboníferas até as ultimas décadas do séc. XX devido ao sistema de produção em serie, buscando se aproveitar de vantagens como a estrutura para saída de mercadorias, e forca de trabalho, tal organização é conhecida como “economia de aglomeração” atendendo ao regime de produção Fordista.
·         Atualmente as empresas buscam a eficiência no abastecimento de energia e de matéria prima, além de uma infraestrutura  que atendam suas necessidades de mercado, vias de circulação, eficiência dos meios de comunicação e concentração de instituições financeiras.

ALTA TECNOLOGIA E LOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL

·         Deseconomia de aglomeração – ocorre quando nas regiões industriais tradicionais deixam de atrair indústrias e passam a repulsá-las, devido à forte interferência sindical, pesados impostos, autos preços dos terrenos, ma qualidade de vida e violência urbana.  
·         A indústria de alta tecnologia procura atualmente desenvolver sua pesquisas distantes dos tumultuados núcleos metropolitanos, subindo assim os tecnopolos criando inovações técnicas e dando formação continuada.

A DESCONCENTRAÇÃO DA INDÚSTRIA
·         Os países subdesenvolvidos vêm atraindo uma crescente industrialização principalmente o sudeste asiático e a América Latina e o sudeste asiático.
·         As indústrias que necessitam de maior quantidade de mão de obra tende a deslocar sua produção para regiões onde os salários são mais baixos, como a indústria têxtil e as montadoras de veículos. Contudo os países desenvolvidos investem em novas tecnologias criando produtos de maior valor agregado e ditando a moda e o designer.
·         O Brasil é rota de transnacionais de automóveis, pois além de ter mão de obra barata possui um vasto mercado interno.
·         O setor de alta tecnologia também sofre com a desconcentração, porém acontece de forma tímida neste setor, permanecendo como lideres no desenvolvimento de novos produtos e equipamentos os EUA, Japão e União Europeia.

CENÁRIOS REGIONAIS

·         Os EUA, União Europeia, Japão e China se integram no mercado mundial em trajetórias diferentes.
ESTADOS UNIDOS: A REORGANIZAÇÃO TERRITORIAL DA INDÚSTRIA
·         A industrialização norte-americana teve inicio na porção nordeste do país, com o fim da guerra civil em 1861-1865, o centro industrial começa a se deslocar para o interior em direção as bacias carboníferas dos montes Apalaches e região dos Grandes Lagos.  
·         Localizadas no Nordeste e nos Grandes Lagos nas ultimas décadas do séc. XIX esta fixado um vasto pólo industrial baseado no carvão e no minério de ferro dando origem a industria automobilística, sendo denominado Manufacturing Belt ou cinturão fabril.
·         A dinamização de novas áreas industriais ocorre após a Segunda Guerra Mundial, provocada pela construção de estradas, programa de desenvolvimento nas bacias dos rios Tennessee e Columbia, campos petrolíferos do Golfo do México e a reconstrução econômica do Japão. Sun Belt ou cinturão do sol se destaca pela indústria de alta tecnologia que não depende de matérias-primas pesadas.  Sendo o contraste das tradicionais ares indústria, pois estas estão em processo de estagnação ou enfrentando um retrocesso industrial.
UNIÃO EUROPEIA: RUMO Á INTEGRAÇÃO INDUSTRIAL?     
·         Europa berço da industrialização mundial, contudo essa industrialização se desenvolveu de forma heterogênea nos diferentes países, privilegiado os locais de reservas da hulha (um dos estágios por qual passa o carvão mineral).
·         Alemanha: no vale do rio Ruhr possui a maior região siderúrgica da Europa atualmente, essa que foi alvo de disputas militares até o fim da Segunda Guerra Mundial. Tem os recursos extraídos em colaboração ativa definida pela CECA (Comunidade Europeia do Carvão e Aço) unificando fretes e tarifas em toda bacia do Reno.
·         França: pólo industrial localizado na região de Paris, Alsácia-Lorena e em Lyon.
·         Grã-Bretanha: crescimento da indústria química e mecânica e retrocesso das regiões carboníferas.
·         Itália: siderúrgica e indústrias mecânicas estão situadas no norte do país, Turim, Milão e Gênova.
·         Enquanto os EUA possuem um vasto mercado interno, os países europeus necessitaram de uma maior dinâmica industrial, tendo em vista as especificidades de cada país. Contudo a parti de 1999 com a adoção de uma moeda única a indústria europeia vem se tornando mais competitiva, pois alem da unificação de bens e serviços, tem-se também a união de empresas que competiam entre si e agora são parceiras.
JAPÃO: A DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL
·         Desde as últimas décadas do séc. XIX a industrialização japonesa se concentra nas cidades da costa do pacifico, já que importa toda matéria prima utilizada na siderurgia, mesmo na reconstrução após a segunda guerra mundial o Japão concentrou seu crescimento industrial na sua região costeira.
·         Na de cada de 1970, com os constantes aumentos do petróleo, aumento de salários e de terrenos e alugueis. A desconcentração industrial foi uma estratégia para a garantia da competitividade, empresas japonesas rumaram para o interior principalmente países da Ásia e o governo japonês implanta tecnopolos fora das tradicionais regiões industriais.
CHINA: UMA NOVA POTÊNCIA INDUSTRIAL
·         A partir de 1978 a China lança uma política de abertura econômica para investimentos estrangeiros.
·         Vantagens oferecidas pela China: apoio do governo a transnacionais, mão de obra barata. A concorrência dos produtos chineses provoca a falência de varias indústrias nos países subdesenvolvidos.
·         A China vive em contraste econômico, em quanto às regiões litorâneas e dos vales rios Yang-Tsé e Huang-Ho possuem uma renda per capta eleva e avanço tecnológico, as regiões agrícolas não apresentam avanços tecnológicos e possuem baixa renda constituindo área fornecedora de mão de obra para centros industriais e a região da Manchúria rica em minério de carvão e ferro, 1º lugar na produção mundial de aço, enfrentar problemas estruturais de defasagem tecnológica. 
CEI(comunidade dos estados independentes): DA DESCONCENTRAÇÃO ESTRATÉGICA AO MODELO EXPORTADOR.
·         O processo de industrialização da antiga URSS foi marcado pelo controle do estado e a localização dos pólos industriais resultou de decisões políticas.
·          A indústria soviética também esteve associada à disposição dos recursos naturais, tendo grandes reservas de carvão, petróleo e minérios nos montes Urais, Ásia Central e Sibéria. A dispersão industrial servia como medida de segurança nacional e deu origem a ferrovia transiberiana.

·         Com a fragmentação da URSS em países independentes o seu parque industrial foi fragmentado sofrendo defasagem tecnológica tornou-se alvo fácil de trans nacionais, que observam a ampla base de recursos naturais disponíveis e a disposição de mão de obra qualificada de baixo custo.


* Fonte: Conexões: Estudo de Geografia Geral e do Brasil

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