Postagens populares

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Abertas as inscrições do ProUni 2014

Infoenem
Posted: 12 Jan 2014 06:00 PM PST
O Ministério da Educação (MEC) acaba de abrir as inscrições para o primeiro processo seletivo do ProUni (Programa Universidade para Todos) de 2014. O prazo segue aberto até as 23h59 da próxima sexta-feira, dia 17 de janeiro.
O candidato que prestou o Enem 2013 e quer concorrer a uma bolsa de estudos do programa deve acessar o site do ProUni, preencher os campos com seu CPF, número de inscrição e senha no Enem e escolher até duas opções de curso.
Assim como ocorreu no SiSU, todas as noites o site do ProUni atualizará as notas de corte (menor nota para que o candidato seja selecionado em determinado curso/bolsa). A partir de tal atualização o participante saberá se está sendo selecionado ou não para suas opções de bolsa. Vale lembrar que tais opções podem ser alteradas a qualquer tempo e quantas vezes o estudante quiser, sendo válidas as últimas escolhas.
O ProUni oferece bolsas de estudo integrais (100% da mensalidade) e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior. O limite de renda para concorrer a bolsa integral é de 1,5 salário mínimo (R$ 1.086) por pessoa da família do candidato. Já para os candidatos as bolsas parciais o limite de renda familiar é de 3 salários mínimos (R$ 2.172) por pessoa.
Além destas exigências, o ProUni também possui pré-requisitos com relação ao desempenho dos candidatos no Enem. Para poder concorrer as bolsas o participante deve atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na média das notas obtidas nas provas do exame. Esta nota é calculada somando-se todas as notas das cinco provas do Enem (Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias) e dividindo por cinco.
O candidato também deve ter obtido nota maior que zero na Redação e cursado todo o ensino médio em escola pública ou escola particular na condição de bolsista.
Aqueles que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada para concorrer a vagas em universidades públicas na última semana também podem participar do ProUni 2014, desde que atendam as exigências do programa é claro.
Para conhecer todas as regras do processo seletivo do ProUni, você pode ler nossa página sobre o programa.

InfoEnem lançará Apostilas para o Enem 2014   Artigo Original: Abertas as inscrições do ProUni 2014Baixe gratuitamente os e-Books: Manual para o SiSU 2014 / Manual para o ProUni 2014

Participante do Enem 2013 já pode retirar Certificado do Ensino Médio

InfoEnem

Posted: 12 Jan 2014 08:14 AM PST
O candidato que prestou o Enem 2013 para retirada do certificado do ensino médio já pode solicitar o documento na instituição certificadora. A expedição do diplome é realizada por todos os 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia em todo o Brasil, bem como pelas secretarias de Educação dos 26 estados e do Distrito Federal.
Para ter direito a retirada do certificado do ensino médio o participante deve ter obtido 450 pontos em cada das provas objetivas, 500 pontos na redação e completado 18 anos de idade até 26 de outubro de 2013 (data do primeiro dia de prova do Enem).
O processo para retirada do documento é simples. O candidato deve ir até a instituição certificadora escolhida no momento da inscrição no Enem 2013 e apresentar o boletim de notas do exame. Não é necessário levar o registro de conclusão do ensino fundamental e o prazo máximo para a entrega do certificado é 45 dias. Vale ressaltar que a expedição do certificado é gratuita.
Uma dúvida comum que surge nos candidatos que obtiveram pontuação suficiente para retirada do certificado do ensino médio é com relação a participação nos programas de acesso ao ensino superior SiSU e ProUni. Assim com esclarecemos nesta matéria, reforçamos que tais pessoas podem participar de ambos os processos seletivos e que, caso sejam aprovados, deverão negociar diretamente com a instituição de ensino superior uma data para entrega do certificado, caso o mesmo não seja expedido dentro do prazo de matrícula dos programas.
Exatos 784.830 candidatos se inscreveram no Enem 2013 com o objetivo de retirar o certificado do ensino médio. Para conhecer todas as regras da certificação do ensino médio via Enem, leia nossa página sobre o assunto. http://www.infoenem.com.br/certificado-do-ensino-medio-atraves-do-enem/

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Inscrições ProUni 2014 serão abertas na próxima segunda-feira

InfoEnem


Posted: 07 Jan 2014 10:59 AM PST
Em meio ao rebuliço de notícias sobre o resultado do Enem 2013 e as inscrições para o SiSU 2014, mais uma importante notícia foi divulgada hoje: o Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (07) portaria contendo as regras do primeiro processo seletivo do ProUni (Programa Universidade para Todos) de 2014.
Assim como nossa equipe já havia previsto nesta matéria, as inscrições para o ProUni 2014 terão início no dia 13 de janeiro (próxima segunda-feira) e seguem abertas até o dia 17 (sexta-feira da semana que vem).
Os milhões de candidatos que pretendem concorrer a uma bolsa de estudos em uma instituição particular de ensino superior devem realizar sua inscrição na página do ProUni (siteprouni.mec.gov.br), no período citado acima.
Assim como no SiSU, o ProUni utiliza unicamente as notas do Enem 2013 como critério para concessão das bolsas e cada concorrente pode escolher até duas opções de curso para se inscrever. As notas de corte dos cursos disponíveis e a classificação parcial dos estudantes serão atualizadas todas as noites, sendo que os mesmos podem alterar suas opções de cursos quantas vezes julgarem necessário, sendo válidas as últimas escolhas.
A grande diferença é que o ProUni exige alguns pré-requisitos de natureza financeira e de rendimento no Enem. Para poder a concorrer as bolsas o candidato precisa, por exemplo, ter obtido nota mínima de 450 pontos em cada uma das quatro áreas do exame e não ter zerado a redação. Além disso, sua renda familiar não pode ultrapassar o valor de 3 salários mínimos por pessoa.
Para conhecer melhor as regras do ProUni, leia nossa página sobre o programa. Vale ressaltar que aqueles candidatos que se inscreveram no SiSU também poderão concorrer às bolas do ProUni, desde que atendam as exigências do programa.
Continue acompanhando o infoEnem que traremos todas as notícias sobre o primeiro processo seletivo do ProUni 2014 em primeira mão aqui!

InfoEnem lançará Apostilas para o Enem 2014

OPosted: 08 Jan 2014 06:00 AM PST Enem 2013 já passou. Nessa semana temos as inscrições para o SiSU e na semana que vem o processo seletivo do ProUni 2014. Com exceção daqueles que estão concorrendo a vagas e bolsas no ensino superior via programas do governo, a preparação dos candidatos para o Enem deste ano já deve começar. Afinal, quanto antes melhor.
E quando se trata do Enem, muita coisa está em jogo. Seja qual for seu objetivo, para alcançá-lo, não tem segredo: É preciso muito estudo e preparação.
Pensando nisso, nossa equipe reuniu um time composto por professores e profissionais altamente gabaritados e elaborou as Apostilas Preparatórias para o Enem no ano passado. E o resultado não poderia ter sido melhor. Nosso material ajudou milhares de estudantes a alcançarem um bom desempenho, colhendo os frutos de uma boa preparação. E neste ano queremos fazer ainda melhor. Por isso, anunciamos que já estamos preparando (e que lançaremos em breve) nossas Apostilas para o Enem 2014.
O material, que segue o mesmo modelo do ano passado, foca exclusivamente na preparação por meio da prática, do treino. Cada Kit conta com 4 apostilas (uma para cada área do exame) e traz as últimas 5 edições do Enem(2009 a 2013) resolvidas e comentadas por verdadeiros especialistas em vestibulares. O participante que adquirir nosso material terá em mãos mais de 900 questões (isso mesmo!) para resolver e depois analisar os comentários e resoluções dos melhores professores do país.
Não temos a menor dúvida que, numa prova com características tão únicas como o Enem (180 questões + redação em dois dias), a resolução de edições anteriores é uma das estratégias mais eficientes de preparação. Através desta forma de estudo o candidato se adapta ao modelo da prova e se torna um verdadeiro especialista no exame, largando na frente dos milhões de concorrentes.
Assim sendo, a partir desta semana publicaremos artigos trazendo exemplos de questões  (resolvidas e comentadas) que estão presentes em nossas apostilas, para que você possa conhecer melhor nosso material e os profissionais que fizeram parte da elaboração. Se você ainda não conhece, certamente irá se surpreender com a qualidade das nossas apostilas. A riqueza de detalhes na resolução de cada questão realmente impressiona.
A previsão para o lançamento das Apostilas para o Enem 2014 do infoEnem é para este mês de janeiro. Fique atento que em breve faremos o anúncio da data oficial.
Olá Pessoal!!!

Feliz 2014, com bastante saúde, alegria; que neste neste novo ano nossas conquistas sejam a concretização de nossas lutas. Que os nossos sonhos possam se realizar, de acordo com nossas expectativas e que sobretudo possamos nos tornar agente da transformação que tanto sonhamos...