Postagens populares

quarta-feira, 20 de julho de 2011

8 ª série 1.2.3...O PAPEL DO BRASIL JUNTO AS AÇÕES DA ONU *

O PAPEL DO BRASIL JUNTO AS AÇÕES DA ONU
Após a 2º Guerra Mundial o homem se viu obrigado a criar uma instituição internacional em busca de manter a paz e a segurança no mundo, surgindo assim a ONU (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS).

Atualmente a ONU é formada por centenas de países, que visam acabar com os diversos problemas mundiais como a pobreza, criminalidade, falta de assistência de saúde, dentre tantos outros direitos fundamentais que esta resguarda, tendo como um de seus maiores objetivos é proporcionar ao homem condições dignas de vida.
Para facilitar que suas ações sejam mais eficazes a ONU se subdivide em seis órgãos, sendo eles: a Assembléia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, o Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado. Todos eles estão situados na sede da ONU, em Nova York, com exceção do Tribunal, que fica em Haia, na Holanda. A Organização das Nações Unidas está interligada a diversos organismos das mais variadas áreas, juntas celebram trabalhos de desenvolvimento econômico, político e educacional.

No Brasil é visível o bom trabalho desenvolvido por esta organização, principalmente por meio da UNICEF, nota-se a capitação de recursos para ajudas humanitárias e a diversidade de programas sociais evitando marginalização de crianças pobres.

O Brasil através de seus embaixadores é representado em vários países, participando de forma contínua dos processos de tomada de decisões e das atividades coordenadas pela ONU, em Nova York toma parte dos eventos da instituição os quais podem interessar o país. Nosso país é um dos membros nao-permanentes que participa do Conselho de Segurança.

Em Genebra o Brasil atua em ações na própria sede da suíça, ficando encarregado de realizar trabalhos na África, no Oriente Médio e na Ásia. Já na sede de Roma os trabalhos têm como base acabar com a fome, dar boas condições de alimentação as pessoas carentes, assim como em Paris a equipe de brasileiros tem como missão resguardar a paz e os direitos humanos.

Todas essas embaixadas brasileiras que atuam em conjunto com as Nações Unidas são mantidas pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

* Este texto é de autor desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário