Postagens populares

sábado, 22 de março de 2014

BRASIL FORMAÇÃO TERRITORIAL - 2º Ano/Ens. Médio




1-MOBILIDADE DAS FRONTEIRAS

·         O território atribuído a Portugal pelo tratado de Tordesilhas era muito menor que o Brasil atualmente, pois na America do Sul só não faz fronteira com o Chile e o Equador.
·         A constituição de 1988 considera faixa de fronteira uma largura de 150 km ao longo das fronteiras terrestres, essa faixa de terra esta sujeita a regras especiais em que o uso de seus recursos depende de autorização especial do governo federal, onde somente empresas controladas por brasileiros podem atuar na faixa de fronteira.

A EXPANSÃO TERRITORIAL

·         Nos primeiros tempos de colonização os portugueses povoaram apenas a região costeira do Brasil, apenas no séc. XVII os bandeirantes (os primeiros procuravam capturar índios e encontrar metais preciosos, em quanto os segundos buscavam as drogas do sertão, guaraná, baunilha, cacau, etc) começaram a irromper as fronteiras espanholas.
·          Nos séc. XVII a XVIII estas expedições passaram a ocupar um caráter militar com fortificações nos cursos de rios, Amazonas, Guaporé e na margem esquerda do estuário platino.

2-DEFINIÇÃO DAS FRONTEIRAS

·         Influencia das fortificações durante as negociações entre Portugal e Espanha que culminou com a assinatura do tratado de Madri (1750) aceitando o principio Uti possidetis, do direito Romano ( é dono da terra aquele que a ocupa).
·         Após a independência o império foi responsável pela fixação de mais da metade das fronteiras terrestres. 

O IMPÉRIO E A CONSTRUÇÃO DA UNIDADE
·         Em 1822 o torna-se independente, logo D. Pedro I preocupado em manter a unidade do território, já que as colônias espanholas que conquistaram sua independência estavam se fragmentando em pequenas repúblicas, funda em 1938 o Instituto Histórico E Geográfico Brasileiro (IHGB) reunindo arquitetos, escritores, naturalistas e intelectuais para a construção de uma identidade nacional, ligada a natureza a heróis e cenas cotidianas.

O PERÍODO REPUBLICANO
·         Barão do Rio Branco homem responsável pela definição de quase 1/3 das fronteiras brasileiras: limites com a Argentina evitando a perda de territórios que hoje correspondem ao oeste do Paraná e Santa Catarina: limites com a Guiana Francesa consolidando a soberania do país sob o Amapá: limites com a Bolívia em 1903 pelo Tratado de Petrópolis, o Brasil adquire o Acre e paga uma vultosa quantia além de se responsabilizar pela construção da ferrovia Madeira-Mamoré.  

ESTRUTURA POLÍTICA E ADMINISTRATIVA
·         Desde sua colonização o Brasil vem tendo diferentes formas de administração, a primeira é instituída a parti de 1532. A sesmaria era uma doação da coroa portuguesa de faixas de terras a portugueses que recebiam a terra como recompensa por serviços prestados a coroa, e ficavam obrigados a fazê-la produzir em mais ou menos cinco anos e pagar o dizimo a Ordem de Cristo.
·         Entre 1534-1536 foi implantado o sistema de Capitanias Hereditárias, sendo o território foi dividido em lotes e doado a quem tivesse capital para colonizá-lo, o que promoveu a fragmentação e desarticulação do território.
·         Em 1549 a coroa instalou o Governo Geral com sede em Salvado/BA 
·         Em 1621 a America portuguesa foi dividida sob duas sedes administrativas, Estados do Brasil com capital em Salvador e Estado de Maranhão a parti de 1737 chamado de Estado do Grão-Pará e Maranhão com sede em São Luiz.
·         Marques de Pombal 1750-1777 ministro de finanças português, organizou em 1759 o Brasil em capitanias (gerais ou da corroa) as capitanias da coroa eram governadas por funcionários indicados pela corroa e subordinadas as capitanias gerais.
·         Brasil independente 1822 as capitania foram transformadas em províncias.
·         Brasil repúblicas 1889 as províncias foram transformadas em estados e com a constituição de 1891 o Brasil se torna estado federal e os estados passam a ser unidades da federação, ganhando autonomia.
·         Território federal – região administrada estrategicamente pelo governo federal.
·         Sistema de governo atual – presidencialismo, eleições para chefe do executivo e composição do legislativo, o judiciário não é composto por eleições.
·         A constituição federal é a lei maior. 

Fonte: Conexões: Geografia Geral e do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário